Siga nossas redes
CNPJ: 28.474.006/0001-10

ContaÁgil 2024 • Todos os direitos reservados

Conselho Regional de Contabilidade:

CRC/RS 007677

Responsável Técnico:

CRC/RS 065930 | Fábio Marques Pereira

Saiba como emitir Nota Fiscal da maneira correta

Saiba como emitir Nota Fiscal da maneira correta

Publicado em 22/07/2021

A emissão de Nota Fiscal deve fazer parte do cotidiano de uma empresa, pois, além de ser uma obrigatoriedade legal, esse instrumento facilita os processos contábeis do negócio. Mas para que não haja nenhuma divergência fiscal é preciso saber como emitir Nota Fiscal corretamente. 

Para isso, preparamos esse conteúdo com as principais informações sobre as Notas Fiscais, como emiti-las sendo MEI e demais empresas. Acompanhe!

O que é Nota Fiscal?

A Nota Fiscal é um documento fiscal que tem como finalidade registrar uma transferência de um bem ou uma atividade comercial prestada por uma empresa a uma pessoa física ou outra empresa. Ou seja: é por meio dela que se pode comprovar e formalizar as operações de venda.

De maneira geral, ela registra, formaliza e recolhe os impostos das vendas ou prestação de serviços da sua empresa, dessa forma, todo negócio deve emitir Nota Fiscal, com exceção de MEI que a obrigatoriedade é apenas para negócios entre CNPJs. 

Quais são os tipos de notas fiscais? 

Atualmente existem diversos tipos de NFs com o objetivo de atender as especificidades de cada empresa. Assim, para cada operação efetuada, um determinado tipo de nota deve ser emitido. Confira abaixo todos os modelos desse documento: 

Nota Fiscal (NF)

Modelo utilizado em geral pelo setor varejista, seja físico ou digital, para registro de compra e venda de produtos, bem como de demais operações comerciais, como: importação, exportação, remessa, retorno e devolução.

Nota Fiscal de Serviços (NFS)

Utilizada especialmente para a prestação de serviços, dentre as categorias que precisam emitir esse tipo de documento estão as agências de propaganda, desenvolvedores de software, cabeleireiros, médicos e professores particulares. 

Nota Fiscal do Consumidor (NFC)

Tipo de nota que está substituindo o modelo do cupom fiscal, sendo emitida na venda direta ao cliente, em especial nas operações de varejo, como lojas e supermercados. 

NF Tradicional

Velha conhecida de todos, a nota tradicional é aquela emitida em papel e seu preenchimento é feito de maneira manual.

NF Eletrônica (NF-e)

Deve ser emitida em diversas operações comerciais envolvendo a circulação de mercadorias, seu preenchimento e armazenamento é feito de maneira digital podendo até ser automatizado dentro da empresa.

Veja também: Autônomo emite Nota Fiscal de Serviço?

Benefícios da emissão de NF para sua empresa

Além de ser uma obrigação legal, por estar em conformidade com a legislação vigente, a emissão da NF também facilita os processos internos da empresa nas áreas contábeis e fiscais. Manter os dados de compra e venda catalogados da maneira adequada, permite uma gestão mais eficiente do negócio.

Além disso, ao emitir esse documento o empreendedor consegue manter um controle maior dos valores pagos de Imposto de Renda sem deixar margem de erro para inadimplências. E nesse sentido é possível otimizar o processo de emissão contribuindo mais ainda para redução de erros e retrabalho.

Visto isso, saber como emitir Nota Fiscal é imprescindível para que a empresa não tenha prejuízos e possa alcançar resultados maiores. 

Como emitir Nota Fiscal MEI?

Os Microempreendedores Individuais (MEI) possuem o dever de emitir a NF apenas quando os negócios são feitos com outra empresa portadora de CNPJ. Mas também se faz necessário saber como emitir. Veja!

O processo é bem simples, nos sites oficiais da Secretaria Municipal da Fazenda respectiva de cada município é possível emitir a Nota Fiscal MEI. Lá você vai preencher alguns dados como CNPJ do tomador do serviço, descrição do serviço, valor da nota e emitir. 

Esse processo também pode ser feito pelo Simples Nacional e esse é um dos benefícios de se enquadrar nesse tipo de regime tributário. 

Como emitir Nota Fiscal para demais empresas

A emissão da Nota Fiscal para outros tipos de empresas pode ser um pouco diferente e é preciso ficar atento. Veja mais detalhes.

Inscrição Estadual ou Municipal

Ao abrir sua empresa e ter um CNPJ, geralmente uma inscrição Estadual ou Municipal é gerada automaticamente. Portanto, confira essa informação antes de emitir suas notas pois, só sua empresa é identificada como contribuinte.

Credenciamento

O credenciamento é necessário ser feito para o tipo de nota que você quer emitir. Nesse sentido, é possível solicitar o credenciamento na SEFAZ – Secretaria de Estado da Fazenda–  do seu estado.

Mas, em primeiro lugar você deve estar cadastrado na Secretaria Municipal de Finanças da sua cidade, portanto, providencie esses credenciamentos. 

Certificado Digital

O certificado digital é a identificação da sua empresa no ambiente virtual e permite assinar documentos com cunho jurídico. Dessa forma, é importante para emissão de Notas Fiscais pois é ele que autentica o documento. 

Você pode adquirir um certificado digital por meio de uma certificadora autorizada, aqui na ContaÁgil é possível adquirir de forma totalmente online, confira!

Emissor de notas fiscais

Por último, para emitir a NF é necessário ter um software emissor e você pode optar pelo disponibilizado pelo Governo, onde é feita apenas a emissão da Nota. Ou adquirir um emissor privado onde, geralmente, estão incluídos outros serviços adicionais. 

Emitindo Nota Fiscal com a ContaÁgil 

Sabia que a plataforma da ContaÁgil pode organizar toda a rotina contábil de sua empresa? 

Além de emitir suas Notas Fiscais automaticamente, conforme organizado, nossa solução realiza toda a gestão de documentos enviados e recebidos durante todo o mês, tudo de maneira prática, rápida e segura para o seu negócio.

Tudo isso com o apoio de especialistas preparados para atender as demandas do seu negócio. Oferecemos serviços contábeis de forma totalmente online para qualquer empresa de micro e pequeno porte, bastando apenas que estas estejam enquadradas nas categorias de Simples Nacional ou no Lucro Presumido. 

Saiba mais como economizar e ainda contar com todos esses benefícios.

Assine nossa newsletter ☕

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.