Siga nossas redes
CNPJ: 28.474.006/0001-10

ContaÁgil 2025 • Todos os direitos reservados

Conselho Regional de Contabilidade:

CRC/RS 007677

Responsável Técnico:

CRC/RS 065930 | Fábio Marques Pereira

Aprenda a escolher a CNAE Advogado correta

Aprenda a escolher a CNAE Advogado correta

Publicado em 18/01/2022

CNAE advogada: mulher escolhendo corretamente

O CNAE é obrigatório para todas as pessoas jurídicas identificar quais atividades são exercidas naquele negócio. Neste texto você vai aprender como escolher corretamente o CNAE Advogado. Boa leitura!

O que é CNAE?

CNAE é a abreviação para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é usado para classificar as atividades econômicas produzidas por uma empresa.

É uma exigência legal obrigatória para todas as empresas, até mesmo para organizações sem fins lucrativos e para autônomos. Trata-se um código formado por 7 números divididos em seções, grupos, divisões, classes e subclasses.

Uma empresa pode ter vários CNAEs vinculados ao seu CNPJ, tendo um principal pelo qual será emitida a maioria das notas fiscais. Os restantes são as atividades secundárias da empresa e usado em serviços ocasionais.

Por exemplo, se uma empresa vende produtos e presta serviços, terá pelo menos dois CNAEs e deve emitir nota com o CNAE correto sob pena de pagar tributos de forma equivocada.

Leia mais sobre o que é CNAE

Para que serve o CNAE

Primeiramente, a Receita Federal somente liberará o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica com o preenchimento de algum CNAE. Portanto, a primeira utilidade do CNAE é possibilitar a abertura do CNPJ.

O CNAE garante uma melhoria da gestão tributária e melhora a fiscalização por meio de padrões de códigos das atividades econômicas do país. Portanto, outra serventia é garantir o enquadramento correto dos tributos de acordo com cada regime, por CNAE.

Principais vantagens de escolher corretamente o CNAE

Escolher corretamente o CNAE oferece inúmeras vantagens. Selecionamos as principais:

Menor Tributação

Talvez a vantagem mais atrativa seja pagar menos tributo. A tributação é feita conforme a atividade exercida pela empresa, assim, escolher uma atividade equivocada pode implicar estar em um regime com alíquota maior do que o devido.

Escolher o CNAE corretamente permite que a sua empresa pague somente o imposto realmente devido em suas operações. Desta forma, gastos desnecessários são eliminados.

Ainda mais para os optantes do regime tributário Simples Nacional é uma classificação que traz melhor enquadramento tributário, de forma que o CNAE impactará diretamente quais tributos e obrigações acessórias deverão ser pagas pela empresa. Ainda, influencia em incentivos fiscais e o enquadramento sindical.

Conhecer os diversos CNAEs que a empresa pode estar classificada faz a diferença para escolher a tributação mais favorável.

Economia com despesas

Tudo o que um empresário procura é aumentar o lucro enquanto diminui as despesas. Escolher a atividade correta contribui para ter menos despesas em uma empresa.

Como se vê, escolher corretamente um CNAE não faz apenas parte da burocracia. Muito pelo contrário: pode fazer diferença nas contas financeiras de uma empresa. Então, de certa forma trata-se de questão de sobrevivência.

Ainda, saiba quais são os principais passos na hora de abrir uma empresa!

Como escolher o CNAE Advogados

No caso do CNAE Advogados ou escritórios de advocacia, para escolher corretamente o CNAE é necessário listar todas as atividades realizadas.

As atividades exercidas por um advogado podem ser:

  • Representação legal em tribunais;
  • Aconselhamentos;
  • Elaboração de documentos jurídicos;
  • Assessoramento geral;
  • Elaboração de estatutos sociais, contratos sociais e semelhantes;
  • Elaboração de inventários, testamentos e semelhantes;

A advocacia ainda pode atuar nas seguintes áreas:

  • Direito Civil;
  • Direito de Família;
  • Direito Criminal;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Tributário.

Todas as atividades devem ser listadas, mesmo que ocasionais ou pouco presentes. Cada atividade deve ter nota fiscal emitida dentro do CNAE correspondente.

Nesta lista é necessário ter bastante detalhes e não esquecer nenhuma atividade, sob pena de ter prejuízos futuros. Os prejuízos podem ser desde pagamentos de tributos desnecessários a multas da receita federal.

Com a lista de atividades bem definida, deve entrar no <a href=”https://concla.ibge.gov.br/busca-online-cnae.html?option=com_cnae

Se precisar, você pode contar com uma ajuda especializada para escolher o melhor CNAE Advogado para sua empresa. Fale com a ContaÁgil e te deixamos livre de toda burocracia!

Assine nossa newsletter ☕

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Preencha nosso cadastro e inicie agora a desburocratização da sua jornada empreendedora!

*Seus dados estarão protegidos, segundo nossas diretrizes de Politicas de Privacidade e Políticas de Cookies.