Siga nossas redes
CNPJ: 28.474.006/0001-10

ContaÁgil 2024 • Todos os direitos reservados

Conselho Regional de Contabilidade:

CRC/RS 007677

Responsável Técnico:

CRC/RS 065930 | Fábio Marques Pereira

Confira 4 passos para abrir uma empresa

Confira 4 passos para abrir uma empresa

Publicado em 30/12/2021

equipe seguindo os 4 passos para abrir uma empresa

Começar o próprio negócio está nos planos de muitos brasileiros, seja para definir os próprios horários, ser o próprio patrão, ou mesmo colocar em prática um sonho antigo. Desse modo, é preciso planejamento, organização e seguir alguns passos para abrir uma empresa de sucesso.

Os gastos financeiros e a burocracia podem assustar alguns empreendedores, que se perdem nas etapas a serem concluídas para oficialização do seu negócio. Por isso, muitos iniciantes acabam por verem seu negócio não decolar.

No entanto, é possível otimizar as chances e o investimento. Seja buscando informação sobre as etapas, determinando seu perfil de empreendedor ou contando com a ajuda de uma consultoria especializada.

A seguir, confira 4 passos para abrir uma empresa de maneira assertiva, a fim de organizar e planejar um negócio de sucesso!

1. Defina um Plano de Negócios

O primeiro passo para abrir uma empresa é definindo o objetivo principal do seu negócio. Afinal qual será sua área de atuação, o seu produto inicial, a razão pela qual sua marca irá existir?

Tudo isso precisa ser definido, para determinar os objetivos que deseja alcançar com o negócio, a curto e longo prazo. Pensar se será uma loja física ou online, em como oferecer o serviço ou o que é necessário para que o produto seja confeccionado.

Por isso, é indicado elaborar um plano de negócios detalhado e embasado. Trata-se de um documento que reunirá todas as informações da futura empresa, desde fornecedores, clientes e estratégias de mercado.

Além de trazer um sumário executivo, ou seja, a definição de todas as informações inerentes ao projeto, como descrição, perfil, serviços e financeiro; ele também traz análise de mercado, potenciais clientes e análise da concorrência.

Dessa forma, um bom plano de negócios não pode ser feito a partir de achismos, mas embasado em pesquisa e estudo. Para que assim possa determinar os possíveis caminhos para a marca, de forma clara e objetiva, definindo também sua personalidade.

2. Faça um Planejamento Financeiro

Abrir uma empresa significa aprender a lidar com gastos e investimentos. Dessa forma é de extrema importância aprender a lidar com o dinheiro. E o melhor modo de evitar dores de cabeça é se organizando financeiramente.

Uma ajuda especializada de empresas e contadores de confiança podem ser a melhor alternativa. Afinal, é preciso ter controle para que investimentos não sejam perdidos ou ganhos não sejam mal administrados.

Por isso, encare as planilhas e todo planejamento necessário. Defina as metas financeiras que deseja para o seu negócio e quais serão os investimentos necessários. Assim como valores de serviços e produtos, desde sua produção até a entrega ao consumidor final.

É importante ter o controle de entrada e saída de um negócio, agindo sempre de forma clara e objetiva, dentro de todas as normas legais. Por isso, busque informações sobre as taxas e impostos a serem pagos dentro do seu ramo e localidade.

3. Fique atento a organização burocrática

Esta etapa pode parecer uma das mais desafiadoras, desse modo, deve ser seguida com atenção, para que não haja contratempos. Aqui sua empresa começa a ganhar forma e a sair do papel, sendo oficializada e reconhecida legalmente.

Primeiramente é preciso definir o modelo de negócios e escolher o nome da sua empresa. Começando pelo nome fantasia, aquele que será conhecido pelo público geral. Lembre-se de escolher um nome de fácil reconhecimento e memorização.

Do mesmo modo, no registro, é preciso estar atento à razão social, ou seja, o nome jurídico, aquele que aparecerá nos documentos. Através da base de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI, é possível saber se o nome escolhido já vem sendo utilizado.

Feito isso, defina quais serão as atividades exercidas pela empresa, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Passo importante para conseguir o CNPJ. Feito isso é preciso escolher qual será o tipo de empresa.

Podendo variar entre:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Microempresa Individual (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Empresas de Médio e Grande Porte.

Em seguida, defina o modelo jurídico e o regime tributário no qual a empresa se encaixa.

Feitas as escolhas, chegou a hora de elaborar a certidão de nascimento do seu negócio, ou seja, o Contrato Social. Onde todos os dados básicos serão oficializados, como sócios, atividades e ramos de atuação.

Com isso, faça o registro na junta comercial e obtenha os alvarás e licenças necessários para o funcionamento, de acordo com as atividades exercidas. Por fim, é necessário tirar o CNPJ da sua empresa e fazer a inscrição estadual.

4. Faça um plano de marketing

Após definir os objetivos de um negócio e organizar a parte financeira e burocrática, é preciso dizer para o público que a marca existe. Dessa forma, é importante criar um plano de marketing eficiente. Isso nada mais é que a voz da sua empresa, a maneira como o cliente irá conhecer o seu serviço ou produto.

Por isso, é preciso definir uma identidade visual que seja de fácil assimilação, e demonstre a personalidade da marca. Desde a criação da logo, até a produção de embalagens e banners promocionais.

Também devem ser pensadas estratégias de divulgação, que podem ser feitas através de plataformas online ou offline. As redes sociais auxiliam fortemente nesta etapa, mas não são as únicas formas de propagar a marca.

Dessa forma, é preciso traçar um plano. Entender qual meio de divulgação vai facilitar a conversa com o seu público e fazer com que o posicionamento e mensagem da marca encontre maior fluidez e retorno.

Resumindo os passos para abrir uma empresa: Planejamento e Dedicação

Abrir uma empresa pode ser a realização de planos e sonhos antigos e um planejamento inicial embasado pode evitar contratempos e prever crises. Por isso, é preciso estar preparado e conhecer o mercado em que deseja atuar.

É necessário, acima de tudo, organização para enfrentar as demandas burocráticas e principalmente as financeiras. Por isso, muitos investidores optam pelo auxílio especializado de uma consultoria ou empresa consolidada no mercado.

Ter um bom plano ajuda a identificar ainda no papel as oportunidades e dificuldades do mercado. No entanto, é preciso ação e resiliência, para que planos sejam praticados. Tendo consistência na execução de tarefas e metas propostas.

Para que dessa forma, sua empresa ganhe cada dia mais autoridade na área de atuação e alcance o merecido sucesso.

Ainda, se você quer ter mais tempo para empreender e seguir os passos para abrir uma empresa, você pode deixar a burocracia com a ContaÁgil e garantir o sucesso do seu negócio. Experimente! 

Assine nossa newsletter ☕

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.