Siga nossas redes
CNPJ: 28.474.006/0001-10

ContaÁgil 2025 • Todos os direitos reservados

Conselho Regional de Contabilidade:

CRC/RS 007677

Responsável Técnico:

CRC/RS 065930 | Fábio Marques Pereira

Abrir empresa no RS: Tudo que você precisa saber!

Abrir empresa no RS: Tudo que você precisa saber!

Publicado em 17/06/2022

Abrir empresa no Rio Grande do Sul pode ser um processo burocrático, porém, não é tão complicado quanto muitos imaginam. Sabendo exatamente o que deve ser feito, o empreendedor não deve encontrar maiores dificuldades para realizar o procedimento.

O processo pode ser feito até mesmo de maneira digital, por meio do portal da Junta Comercial do estado. Porém, adiantamos logo: será necessário apresentar uma série de documentos pessoais e também referentes ao funcionamento da empresa.

No mais, para descobrir como abrir empresa no RS, além de outras informações sobre o tema, não deixe de ler o artigo que preparamos!

Verifique se o negócio pode ser iniciado

O primeiro passo para abrir empresa no RS é solicitar a viabilidade do empreendimento na Junta Comercial do estado. Aqui, o órgão será o responsável por dizer para você e seus sócios se a empresa pode ser aberta ou não na região desejada.

Isso acontece porque nem sempre é permitido que certos empreendimentos funcionem em determinadas regiões. Seja por questões ambientais, ou pela segurança de quem transita pelo local, é necessário solicitar a viabilidade antes de iniciar a abertura do negócio.

Para isso, o empreendedor deverá acessar o site da JUCISRS, onde será possível fazer a solicitação que a sua empresa precisa. Após entrar no portal, escolha o tipo de empreendimento que será criado e clique na opção desejada.

Depois, acesse a opção “Realizar a Consulta de Viabilidade” e faça login no portal usando a sua conta governamental. Nessa etapa, será necessário apresentar algumas informações essenciais para que o funcionamento da empresa seja aprovado.

Após isso, será necessário aguardar até que a Junta Comercial realize a análise dos dados que foram apresentados. O procedimento, em geral, é feito de maneira rápida, porém, pode ser que demore até 3 dias úteis para que a sua resposta seja conseguida.

No mais, após a realização dessa etapa, o seu empreendimento já está autorizado e com o nome empresarial validado para existir. No entanto, ele apenas foi permitido, e ainda não existe de fato, já que é necessário realizar alguns procedimentos básicos.

No decorrer do próximo tópico, vamos te apresentar o processo de abertura propriamente dito, após ser aprovado pela Junta. Será necessário apresentar documentos, preencher formulários e realizar o pagamento de taxas para abertura de negócios.

Como abrir empresa no RS

Após realizar a etapa de viabilidade, podemos partir para a parte mais trabalhosa de se abrir empresa no RS. Aqui, será necessário apresentar documentos, preencher formulários, entre outros procedimentos básicos para a realização do processo.

Por conta de todo esse trabalho, recomendamos que conte com o apoio de um contador para o seu auxílio. Por mais que não seja obrigatório, é interessante que a sua empresa tenha um para garantir a realização das etapas de forma correta.

Além disso, ele também se certifica de que os documentos apresentados são os corretos, além de orientar a sua empresa sobre os tributos que serão cobrados. No mais, vamos falar sobre a abertura propriamente dita do seu empreendimento.

Após a questão da viabilidade, chegou o momento de preparar a documentação da sua empresa. Para isso, é necessário que você e os outros sócios apresentem os seguintes documentos no portal da JUCISRS:

  • comprovante de residência (cópia);
  • RG (duas cópias autenticadas);
  • CPF (duas cópias autenticadas);
  • IRPF do ano vigente, caso tenha declarado (cópia).

Além disso, também é preciso apresentar alguns documentos relacionados à empresa, sendo eles:

  • IPTU do imóvel (cópia);
  • contrato de compra e venda ou o de locação do imóvel (duas cópias).

Após isso, no site da JUCISRS, é preciso preencher o DBE (Documento Básico de Entrada) para fazer a solicitação do CNPJ. Depois dessa etapa, você e seus sócios já podem realizar o pagamento das taxas de abertura de negócios no Rio Grande do Sul.

Com a confirmação do pagamento, os documentos para assinatura serão disponibilizadas para os empreendedores. Com isso, basta assinar para podermos partir para que o documento seja protocolado junto à Junta Comercial.

Para isso, você pode realizar o procedimento no próprio site já indicado, ou ir até uma agência física da Junta. Após essas etapas, basta aguardar para saber se os documentos foram aprovados ou não para a sua empresa começar a atuar normalmente.

O procedimento, como podemos ver, conta com uma série de questões a serem resolvidas, o que pode confundir muitos empreendedores. O processo não é complicado, porém, é necessário ter atenção para não cometer erros evitáveis.

No mais, além dessa alternativa, você também pode abrir uma empresa com a gente, de maneira gratuita. Ao assinar o nosso plano de 12 meses de serviço, o procedimento é feito pela nossa equipe de forma simples e prática para te ajudar.

Atenção com as obrigações tributárias

No mais, agora, que já te ensinamos como abrir empresa no RS, chegou o momento de falarmos um pouco mais sobre os tributos. Após a realização dos procedimentos apresentados, caso aprovado, o seu CNPJ será criado no estado.

Além disso, a inscrição na Secretaria da Fazenda, além da municipal e do NIRE, na Junta, também serão criados. E é justamente aqui que as suas obrigações tributárias como empreendedor começa, e a Receita Federal não tolera erros.

A emissão de notas fiscais, além de escolher o regime tributário correto para a sua empresa são apenas algumas das questões a serem trabalhadas. Pensar tudo isso, antes de iniciar a criação do empreendimento, é essencial para o seu negócio.

No mais, a abertura de empresa não pode ser vista como algo que dá para se resolver de maneira inadequada. Como dissemos, a Receita não tolera erros, e se você cometer um pequeno equívoco, o mais provável é que receba penalizações financeiras por isso.

E por isso, mais uma vez, recomendamos que faça a abertura do seu negócio em conjunto com um contador. Esse profissional pode garantir a segurança das operações, e garantir que o seu negócio se enquadre no melhor regime tributário possível.

Nosso texto termina aqui, e se você gostou de nos acompanhar, não deixe de acessar o nosso blog para conferir outros materiais para te ajudar!

Assine nossa newsletter ☕

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Preencha nosso cadastro e inicie agora a desburocratização da sua jornada empreendedora!

*Seus dados estarão protegidos, segundo nossas diretrizes de Politicas de Privacidade e Políticas de Cookies.