O sonho de empreender muitas vezes vem com diversas dúvidas sobre o melhor caminho a ser trilhado. Nesse sentido, você já deve ter se perguntado “quais as vantagens em abrir empresa?”
Ter um CNPJ pode ser ao contrário do que muitos pensam, pode ser mais lucrativo e barato do que não ter um negócio formalizado. Isso porque, ao abrir uma empresa você passa a contar com uma série de oportunidades que um autônomo não tem acesso.
Por isso, preparamos um conteúdo destacando as 7 vantagens de abrir uma empresa que você deveria saber. Acompanhe!
7 vantagens de abrir uma empresa
Ao abrir um CNPJ você informa aos órgãos governamentais, como Junta Comercial, prefeituras e Receita Federal que está executando uma atividade econômica. Dessa forma, o Estado identifica e formaliza seu negócio, com o tipo de empresa e o regime tributário cabível.
Contudo, você ainda conta com diversas vantagens ao abrir um CNPJ, veja mais!
1. Emissão de Notas Fiscais
A emissão de Notas Fiscais permite ao governo monitorar o cumprimento das obrigações tributárias empresariais. É por meio dela que se comprova uma transação comercial, seja pelo comércio de produtos ou serviços prestados.
Além de transmitir confiabilidade aos seus clientes, a emissão de notas fiscais garante que sua empresa esteja em dia com os tributos fiscais.
Veja: como gerar notas fiscais e quais tipos existem?
2. Pagamento de impostos corretamente
Outra vantagem de abrir empresa é a certeza do pagamento de impostos corretamente. Isso porque, na hora de escolher o regime tributário, é escolhido o sistema de tributação ideal para as necessidades e números do seu negócio.
Evitando assim, pagamento indevido ou débitos fiscais na Receita Federal.
3. Acesso a linhas de crédito
Os bancos e empresas financeiras possuem linhas de crédito específicas para empreendedores, onde, os valores e taxas são mais atrativos para cada tipo de empresa.
4. Participar de licitações públicas
As licitações públicas são processos seletivos onde empresas formalizadas participam para atuar na prestação de serviços ou venda de produtos aos órgãos do Governo. Porém, só é possível com a empresa inscrita em um CNPJ.
5. Ampliar a participação no mercado
Um CNPJ pode ampliar os horizontes da sua empresa, isso porque, em casos onde não há crédito para expandir o negócio, você poderá solicitar parcerias com bancos e financeiras.
Além disso, você pode investir em atividades secundárias para aumentar seu fluxo de caixa sem deixar de estar em dia com as obrigações legais.
6. Conte com mais formas de pagamento
Com uma empresa registrada você tem a possibilidade de aumentar as formas em que recebe pagamentos. Assim, você atende um maior número de clientes e amplia suas oportunidades de venda.
Você pode investir em maquininhas de cartão, sistemas para pagamento online, pix de pessoa jurídica, boleto, entre outras formas de pagamento fácil.
7. Contrate serviços de apoio
Além de todas as vantagens citadas acima, com um CNPJ você poderá contratar serviços de apoio para sua empresa. Ou seja, contar com ferramentas, softwares, profissionais ou serviços que atuarão nos mais variados setores que seu negócio tiver.
Por exemplo, você poderá optar por escolher uma empresa de contabilidade para fazer a gestão contábil do seu negócio, deixando a burocracia para quem entende. Dessa forma, a rotina administrativa da sua empresa fica mais fácil e você pode ampliar ainda mais sua receita.
Tem desvantagens?
Apesar de possuir muitas vantagens, ao abrir uma empresa, você também pode se deparar com algumas desvantagens. Entretanto, conhecendo-as antecipadamente é possível mitigá-las e ainda assim ter sucesso.
O primeiro ponto é que precisará de um bom investimento inicial, isso porque, além dos custos para legalizar seu negócio, terá de investir em produtos e serviços para tornar sua empresa rentável. Por isso, um bom planejamento é fundamental.
Além disso, a incerteza de rendimentos ou de estar fazendo uma boa gestão, também pode ser uma desvantagem. Portanto, você empreendedor deve estar preparado para verificar o que não traz retorno e modificar. Isso também serve para as atividades de gestão da empresa.
Se não estiver funcionando, troque de contador, sistemas, softwares, fornecedores, e assim por diante.
Quais documentos necessários para abrir minha empresa?
Para o processo de abertura da empresa você precisará de alguns documentos pessoais e dos sócios, dados da futura empresa e outros que comprovam o registro da mesma. Veja:
- Cópia do RG autenticada;
- Cópia simples do CPF;
- Certidão de casamento, caso seja casado;
- Carteira do órgão regulamentador;
- Última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
- Cópia simples do comprovante de residência;
- Cópia simples do comprovante do endereço comercial (caso seja no mesmo local de residência, não será preciso);
- Nome fantasia;
- Atividades da empresa presente nos CNAEs a serem inseridos;
- IPTU;
- Contrato Social (caso tenha sócios);
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ e Certificado Digital.
Ficou com alguma dúvida, você pode contar com a ajuda de especialistas no assunto para não deixar nenhum documento de lado. Fale com a ContaÁgil.
Quanto tempo leva para abrir uma empresa e qual o custo?
O custo para abrir um CNPJ no Brasil pode variar de R$ 500 a R$ 1.500 dependendo do Estado. O gasto refere-se apenas ao processo das documentações, solicitações de abertura e ajuda a contábil.
Geralmente, devido a todos os trâmites burocráticos, o processo completo de abertura pode levar de 30 a 45 dias para que sua empresa esteja apta a atuar. Mas, isso irá depender muito do tipo de empresa, regime tributário e até modelo de funcionamento.
Para saber mais, você pode contar com quem entende do assunto, nós da ContaÁgil somos a contabilidade digital que sua empresa precisa. Comece sua empresa sem burocracia e papelada, fazemos todo seu processo de abertura de empresa e damos o apoio contábil durante o funcionamento. Confira o plano ideal!