A abertura de empresa é um marco importante na vida de um empreendedor, principalmente por se tratar de uma grande oportunidade, seja para alcançar a independência financeira ou uma nova fonte de renda.
Entretanto, abrir um novo negócio não é tarefa fácil e sem planejamento, algo tão sonhado pode acabar se tornando um grande pesadelo. Existem alguns erros comuns entre os novos empreendedores, embora, por mais que alguns possam ser revertidos com o passar do tempo, outros podem atrapalhar no sucesso da empresa.
Todo o processo, não vem com um manual de instruções, principalmente, porque o desenvolvimento de um negócio depende de diversos fatores que variam conforme a área da empresa. Porém, há como os empreendedores evitarem esses erros e trabalharem de maneira mais assertiva.
Tendo isso em mente, preparamos esse post com alguns dos erros mais comuns e dicas de como evitá-los. Continue conosco até o final e fique por dentro do assunto.
1. Não desenvolver um plano de negócios
Em geral, um dos erros mais comuns e que oferece mais prejuízos, é a falta de um plano de negócios. Ao pensar nos detalhes do funcionamento da empresa, é preciso colocar no papel, pois, será mais fácil tomar decisões mais assertivas e superar os desafios inevitáveis em qualquer negócio.
Frequentemente, muitos empreendedores anulam a importância desse quesito, entretanto, desenvolver esse plano é mais simples do que parece. Assim, o primeiro passo é estabelecer o seu conceito geral, como, por exemplo, todos os produtos ou serviços que serão oferecidos pela sua companhia e seus consumidores.
Logo após, é essencial estabelecer todas as metas e ações, tanto a longo quanto a curto prazo. Além disso, é preciso de um levantamento de todos os recursos financeiros para garantir as operações do negócio sem surpresas.
Desta forma, a finalidade do plano de negócios é evitar surpresas e prejuízos, além de manter a empresa no caminho certo e em constante evolução.
2. Não observar a concorrência
Outro grande erro de um novo empreendedor, é não observar a sua concorrência. Atualmente, o número de pessoas que optam por ter seu próprio negócio, cresce a cada dia, fazendo o mercado se tornar bastante concorrido.
Nesse sentido, toda a análise sobre os concorrentes se torna fundamental, principalmente no ramo que deseja atuar. Para evitar esse erro, procure por empresas como a sua, nas localidades ou regiões próximas, no caso de lojas físicas.
Assim, ao estabelecer seus principais concorrentes, você pode observar algumas características, tais como os seus pontos fortes e fracos. Esse quesito é essencial no caso das empresas virtuais.
Além de tudo, essa pesquisa pode oferecer uma grande vantagem ao novo empreendedor, ou seja, ao observar os seus concorrentes, conhecendo os seus pontos fracos, é possível estabelecer vantagens diante deles.
3. Não observar o consumidor
De antemão, o sucesso de uma empresa está diretamente ligada aos seus consumidores, por isso, além de conhecer os seus concorrentes, ter em mente os perfis dos clientes em potencial é essencial para todo empreendedor, principalmente para aumentar as chances de sucesso.
Um dos principais pontos desse quesito, é fazer com que a companhia entenda como deve se posicionar diante do seu público-alvo, obtendo as estratégias corretas para alcançar mais vendas.
Assim, o erro de não segmentar os seus clientes, por achar que qualquer pessoa pode se tornar um, é um dos mais comuns entre os novos empreendedores. Principalmente, quando a empresa trabalha diretamente em um determinado nicho de atuação, direcionar ações certas, é indispensável para evitar baixos números de faturamento.
Por mais que a empresa possua aquilo que o cliente deseja, não possuir sintonia em todas as partes, já será o suficiente para fazer com que o cliente procure por outra empresa ou concorrente.
Nesse sentido, desde o início, conhecer os seus consumidores, ajuda a empresa a adotar a postura correta diante deles.
4. Não possuir o capital de giro
Em suma, o erro que mais atinge novos empreendedores e causa falência, é a falta do capital de giro, pois, se trata de toda a reserva que a empresa possui para cumprir todas as suas obrigações financeiras.
Raramente, empresas conseguem ter lucro nos primeiros meses, sendo necessário o uso de reservas até ela conseguir “andar sobre as próprias pernas”. Além disso, o capital de giro é um grande auxílio no caso de surpresas ou situações inesperadas, que normalmente, ocorre em qualquer companhia.
Desta forma, com um plano de negócios e um planejamento financeiro, o empreendedor consegue diminuir os níveis de riscos e ainda estar preparado para qualquer situação. Vale destacar também, que outro grande erro de misturar as finanças pessoais e as corporativas, deve ser evitado, pois, isso pode trazer um grande descontrole.
5. Ignorar a legislação
Ocasionalmente, para abrir qualquer negócio, todos enfrentam diversas burocracias, desde financeiras, concorrentes e até obrigações legais. Geralmente, cada segmento possui exigências a variar conforme a sua área, e para evitar erros é preciso observar cada passo e normas nas etapas.
O primeiro ponto é definir a natureza jurídica da sua empresa, ou seja, é desta forma que será estabelecido a maneira que será estruturada, as responsabilidades de um gestor e por fim, o regime tributário.
Nesse sentido, a escolha deve ser realizada com um planejamento, pois, no caso de enquadramento inadequado, as atividades podem ser prejudicadas ou impedidas. Além de tudo, problemas com fiscalização podem acontecer, por isso, procure a prefeitura de onde você estabeleceu a empresa e consiga permissões e alvarás para já iniciar de forma regular.
No caso das empresas virtuais, é preciso conhecer todas as leis do e-commerce, principalmente por ser ela que regula todas as negociações online, garantido os direitos das empresas e dos consumidores.
Conclusão
Em síntese, muitos empreendedores buscam ter seu próprio negócio por diversos motivos, até mesmo por sua independência financeira. Além disso, esse fator tende a ser uma etapa de grande importância quando se trata de crescimento profissional.
Além de saber os erros importante a ser evitados na abertura de empresa é interessante entender como o processo funciona para seu tipo de negócio.
Não deixe de contar com uma ajuda especializada, fale com a ContaÁgil e te ajudamos nesse processo.