Siga nossas redes
CNPJ: 28.474.006/0001-10

ContaÁgil 2025 • Todos os direitos reservados

Conselho Regional de Contabilidade:

CRC/RS 007677

Responsável Técnico:

CRC/RS 065930 | Fábio Marques Pereira

Como funciona o ISS SP e quais empresas devem pagar esse imposto

Como funciona o ISS SP e quais empresas devem pagar esse imposto

Publicado em 16/02/2022

O sistema tributário no Brasil é bastante complexo e toda empresa, independente do porte, deve conhecer e estar em dia perante suas obrigações fiscais. Um dos tributos mais importantes para prestadores de serviço é o ISS recolhido individualmente pelos municípios. Mas como funciona o ISS em SP?

É sobre isso que abordaremos nesse texto, o Imposto Sobre Serviços (ISS) em São Paulo tem características particulares e se você deseja saber mais se sua empresa deve pagar esse tributo, acompanhe!

O que é ISS?

O Imposto sobre Serviços, anteriormente conhecido pela sigla ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), é um tributo de competência municipal onde todas as cidades são incluídas, até o Distrito Federal. Como todo tributo de cunho municipal, as alíquotas são definidas individualmente por cada um.

Portanto, o valor a ser pago do ISS sofrerá variação conforme o município. Deste modo, é importante consultar a legislação municipal para evitar eventuais prejuízos financeiros ou consequências piores.

O cálculo é feito pela incidência da alíquota pelo valor total do serviço. No entanto, as alíquotas variam entre 2% a 5% de acordo com os serviços prestados e o porte.

Quem deve pagar o ISS?

São contribuintes do ISS todas as empresas, profissionais autônomos e prestadoras de serviço que se enquadram na Lei complementar n.º 116/2003.

Profissionais autônomos prestadores de serviço, como:  médicos, dentistas, arquitetos e advogados, e prestadores de serviço de outras naturezas que atuam diretamente ao consumidor final também devem pagar o ISS. Na hipótese do profissional liberal é utilizada uma tabela específica.

Os serviços sujeitos ao ISS estão listados no anexo à Lei Complementar n.º 116/20037

Veja alguns exemplos:

  • Serviços de informática;
  • Atendimento jurídico;
  • Planos de saúde;
  • Beleza/Estética;
  • Engenharia/arquitetura;
  • Atendimento médico;
  • Serviços veterinários;
  • Serviços veterinários;
  • Reparo, manutenção e limpeza.

Quanto ao MEI – Microempreendedores individuais – apesar de suas atividades serem incidentes no ISS, o imposto já está incluso na taxa mensal paga pela pessoa jurídica.

Na dúvida, consulte as Tabelas de Código de Serviço referente à Instrução Normativa SF/Surem 08/2011 e demais alterações.

Leia também: MEI atrasado: Quais as consequências e como regularizar?

Isenções

A lei complementar, em seu art. 2º, dispõe que o imposto, por exemplo, não incide em:

  • Exportações de serviços prestados ao exterior do país;
  • Valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários.

Ainda, compete a cada município legislar quanto a isenções dentro da sua esfera de atuação. Deste modo, algumas atividades podem ser excluídas em uma localidade mas, cobradas em outra.

Como funciona o ISS SP?

O ISS SP  tem uma tabela progressiva de 2,90% chegando a 5% a depender da atividade. A tributação é, de certa forma, um instrumento político que, além de alimentar os cofres públicos, serve para incentivar ou coibir uma determinada atividade.

Por exemplo, o município verifica que um setor, por exemplo, automobilístico, enfrenta dificuldades perante a economia internacional e pode diminuir a alíquota, assim, contribuindo para gerar empregos.

Por outro lado, é comum que a tributação seja elevada para serviços considerados perigosos ou nocivos à saúde.

Codificação e alíquotas do ISS SP 

A IN SF/SUREM n.º 08/2011 dispõe sobre os códigos de serviços e cálculos do ISS no município de São Paulo. A referida instrução normativa divide as atividades nos anexos I e II. Posteriormente a instrução normativa foi alterada pela IN SF/SUREM n.º 23/2017.

Confira as principais atividades e sua respectiva alíquota, conforme última atualização referente a IN 23.

Alíquota de 2%

  • Serviços de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza, código 3085;
  • Medicina e biomedicina que inclui análises clínicas, hospitais, clínicas, laboratórios, enfermagem e outros serviços de saúde e assistência médica bem como similares, possuem códigos como 4111, 4138 e 4154;
  • Medicina veterinária e assistência veterinária, e congêneres que inclui hospitais, ambulatórios e clínicas veterinárias, inseminação artificial, guarda e embelezamento, planos de atendimento entre outros, códigos 5380, 5410, 5428.

Ainda possuem alíquota de 2,0% setores como apoio técnico, administrativo e jurídico, serviços de transporte municipal, setor bancário ou financeiro.

Veja: Contabilidade para profissionais da saúde: tudo o que você precisa saber

Alíquota de 2,5%

  • Stand e centros de promoções de feiras, exposições, congressos e similares, código 7773;
  • Serviço de administração de fundos quaisquer, código 5771.

Alíquota de 2,9%

Alíquota aplicada para o serviço descrito no Item I e no subitem 17.24 da lista de serviços, por exemplo:

  • A análise e desenvolvimento de sistemas, código 2660;
  • Assessoria e consultoria em informática, código 2881;
  • Inserção de textos, desenhos e outros materiais de publicidade e propaganda em quaisquer meios (com exceção de livros, periódicos, jornais e radiodifusão sonora de recepção livre e gratuita), código 2496;
  • Disponibilização de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e textos através da internet, sem cessão definitiva, código 2962.

Em geral, livros, periódicos e jornais possuem isenção de tributação.

Alíquota de 5,00%

  • Cessão de direito de uso de sinais e marcas de propaganda, código 7765;
  • Cessão de coberturas, andaimes, palcos e outras estruturas de utilização temporária, código 7803;
  • Centro de emagrecimento, SPA e semelhantes, código 8567;
  • Tatuagens, piercings e similares, código 8658;
  • Paisagismo, código 1210.

Saiba como escolher CNAE de Publicidade corretamente

É importante ressaltar que, você deve sempre realizar uma consulta atualizada perante qualquer situação que envolve o ISS SP para que não haja divergências fiscais.

Como se vê, determinar a alíquota incidente para cada atividade pode ser uma tarefa complexa, por isso é recomendado que seja feita com o suporte de um profissional capacitado. Ou seja: ter o auxílio de um contador que esteja acostumado com as atualizações das atividades incidentes no ISS SP é fundamental para que sua empresa pague tributos corretamente.

Aqui na ContaÁgil nós te damos esse suporte e mais tudo que sua empresa precisa para realizar uma contabilidade online sem complicações, rápida e efetiva. Não deixe de conhecer os nossos serviços gratuitos de abertura de empresas ou acesse outros conteúdos do nosso blog.

Assine nossa newsletter ☕

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Preencha nosso cadastro e inicie agora a desburocratização da sua jornada empreendedora!

*Seus dados estarão protegidos, segundo nossas diretrizes de Politicas de Privacidade e Políticas de Cookies.