Precisa cuidar das notas de sua empresa e ainda não entendeu claramente a diferença entre Nota Fiscal comum e Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)?
Confira esse conteúdo que preparamos com todos os detalhes para te ajudar!
O que é a Nota Fiscal?
As notas fiscais são documentos oficiais para registrar compras e vendas de produtos e serviços, essenciais para poder controlar sua operação, projetar seu faturamento e realizar o cálculo de impostos sobre as operações contábeis do negócio.
Sempre que emitir notas fiscais, faça de maneira correta, observando a natureza do serviço prestado, já que cada nota deve lançada considerando esse detalhe.
Você faz esse processo através dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), que é definido conforme as características de criação da empresa. É através deles que você indica na nota fiscal qual a atividade do negócio que mais está próximo do serviço prestado ou produto vendido.
As notas fiscais possuem uma enorme importância tanto para as empresas que as emitem, quanto para o consumidor final que recebe o produto.
É ela que funciona como garantia que a transação foi realmente realizada, incluindo inclusive os dados de ambas as partes, data da operação, valor e as características do que vendido, facilitando possíveis comprovações que sejam necessárias.
Esses documentos devem sempre ser armazenados, física ou digitalmente, para que possam ser consultados futuramente na resolução de problemas com compras e vendas, ou ainda fazer um controle financeiro do fluxo de transações da empresa.
Diferenças entre Notas Fiscais Avulsas e Comuns
Como existem vários modelos de notas fiscais, é importante entender a diferença entre eles e em quais casos cada uma deve ser utilizada. Confira abaixo as diferenças entre uma Nota Fiscal comum e uma Nota Fiscal Avulsa (NFA-e).
O modelo de nota fiscal avulsa (NFA) deve ser usada conforme o negócio do emissor, sendo mais indicada para empresas que não possuem um fluxo grande de operações, o que permite emitir notas somente quando é necessário.
Nesse cenário, a NFA é indicada para profissionais MEI (Micro Empreendedor Individual), que geralmente precisam emitir poucas notas em determinados períodos.
Ainda assim, a NFA tem seu uso autorizado para profissionais que trabalham em atividades informais, por autônomos, pessoas físicas, entre outras categorias.
Considerando essa característica, ela pode ser emitida de forma manual ou ainda eletronicamente, caso o profissional deseje. Ainda assim, não é necessário utilizar softwares de gestão para a emissão na nota fiscal avulsa.
Já a nota fiscal comum (NF), também chamada de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um modelo onde é exigido o uso de softwares próprios para realizar sua emissão, sendo de uso obrigatório para empresas que possuam um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
A NF-e tem seu uso recomendado para empresas que realizam um grande número de negócios em períodos mensais, o que também facilita o controle de todas as transações efetuadas. Esse modelo não pode ser gerado manualmente, ao contrário da NFA.
Saiba como gerar notas fiscais de maneira correta.
Qual nota é a ideal para a sua empresa?
Para saber qual o modelo de nota fiscal ideal para seu negócio, o primeiro passo é identificar o tamanho de sua empresa e em qual modelo ele está registrado.
Uma observação relevante é que ainda que as NFAs sejam indicadas para profissionais MEI, caso seu negócio realize uma grande quantidade de transações econômicas, talvez seja interessante investir na NF Eletrônica para garantir melhor controle financeiro.
Ainda assim, mesmo que seja seu caso usar o modelo NFA-e, utilizar as notas fiscais é interessante porque profissionaliza sua operação e permite que seu negócio realize transações com outras empresas maiores que exija notas fiscais.
O formato NFA-e (nota fiscal avulsa eletrônica) é uma forma de também oferecer mais segurança ao MEI, já que nesse formato é possível realizar o armazenamento digital das notas em nuvem, o que facilita o controle e evita perda de dados.
Ainda, a confiabilidade desse modelo digital é mais alta, já que a NFA-e é um documento regulamentado por um órgão público, funcionando como uma ferramenta que te ajuda a obter mais possibilidades de venda e compra, o que permite desenvolver e crescer seu negócio.
Como emitir uma Nota Fiscal Avulsa pela prefeitura
Para realizar o processo de emissão de Notas Fiscais Avulsas por meio da prefeitura da localidade onde seu negócio está estabelecido, é preciso seguir os requisitos de sua região, já que cada município possui suas próprias exigências.
Entretanto, de forma geral, para emitir as NFAs, o profissional deve ter um cadastro junto à prefeitura comparecendo com documentos como:
- RG ou documento de identificação oficial com foto (como CNH);
- CPF, caso não esteja incluso no outro documento de identificação;
- Comprovante de residência para provar seu vínculo com o município;
- Certificado Digital para validação de notas emitidas (documento solicitado somente em algumas localidades).
Ainda, se você deseja emitir uma NFA sendo somente pessoa física, saiba que o processo é basicamente ao descrito acima. É necessário comparecer à prefeitura e verificar as regras que devem ser cumpridas em sua cidade, assim como os documentos necessários para realizar seu cadastro no órgão municipal.
Além disso, também é necessário obter o registro do CCM (Cadastro De Contribuintes Mobiliários) e possuir um código de serviço CNAE válido associado ao seu CCM.
Os modelos de Notas Fiscais Avulsas também podem confundir os empreendedores que ainda não possuem familiaridade com o assunto.
Existem dois modelos de NFAs que o negócio pode usar. O Modelo 55 é o mesmo utilizado na NF-e, sendo assim só é feita a emissão e armazenamento de forma digital, sendo enviada à outra parte através de um arquivo no formato XML.
Já o Modelo 1-A é usado em notas geradas de forma eletrônica, mas onde a nota vale como um documento fiscal somente em sua versão impressa.
Se precisar de ajuda na definição de qual modelo de Nota Fiscal seu negócio deve usar, além de outras consultorias de sua área contábil, confira todas as soluções que nós da ContaÁgil podemos oferecer.
Além de cuidar de toda a burocracia para você, nossos especialistas podem te ajudar a alavancar sua empresa! Clique aqui e fale com nossa equipe especializada.
Acompanhe também todas as novidades e dicas sobre o setor contábil e financeiro que compartilhamos, é só seguir nossas redes sociais!