Web Summit 2019 segundo a ContaÁgil: o que esperar para o mercado de fintechs?

,

É extremamente fascinante estar em um ambiente de inovação, ainda mais para quem respira tecnologia diariamente. Foi com este espírito que desembarcamos no início do mês em Lisboa para acompanhar de perto o maior evento de tecnologia do mundo: o Web Summit.

  1. Fintechs e a segurança da informação

Não preciso falar que nos surpreendemos. Em todos os paineis, o futuro tech foi abordado com a visão que merece, principalmente quando se fala de segurança e informação. Ora, as fintechs do futuro são basicamente esta soma. Acrescente aqui uma excelente experiência no atendimento e temos o mapa de fidelização do cliente.

No palco, novos nomes mundiais defenderam o limite de concentração da informação por um mundo mais justo e seguro. Nomes como Kumi Naidoo (África do Sul) e Mada Seghete (Romênia) foram diretos: impor limites para as empresas tiram a oportunidade das mesmas abusarem do poder. 

Rubens Oleinski, da ContaÁgil, no Web Summit

Outro hit das palestras girou em torno dos meios de pagamentos digitais. Todas as grandes empresas querem que nosso dinheiro passe por elas, desde Facebook até o chinês Alipay. O serviço não é novidade, mas a acelerada evolução sim. A ContaÁgil é produto deste avanço – quem diria que você poderia abrir uma micro empresa com contabilidade digital tão cedo?

  1. Velocidade da inovação x planejamento

É praticamente impossível acompanhar o ritmo da inovação. Em nome de grandes lucros e consideráveis fatias do mercado, sair na frente da concorrência torna-se quase uma obsessão.

Entretanto, os cases apresentados no palco colocam um ponto de interrogação sobre esta corrida do ouro. Empresas mais jovens apresentaram uma postura mais focada no fortalecimento do negócio a longo prazo, mirando um caminho mais confortável e com lucratividade perene. A permanência no mercado e o constante movimento de melhoria podem gerar frutos mais benéficos para a empresa do que um boom de expansão. 

Saímos de lá com o dever cumprido. Dias recheados de inspiração, mas com um tema de casa a ser exercitado diariamente na ContaÁgil. A tecnologia com certeza nos levará muito longe, mas só nosso planejamento pode direcioná-la para o caminho certo.

Até a próxima.