Entenda agora a diferença entre contabilidade digital e online

Ao buscar a melhor solução contábil para a sua empresa, você já deve ter se deparado com os termos contabilidade digital e contabilidade online, não é mesmo? Embora parecidos, eles têm significados diferentes.

Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um desses tipos de serviço e vai descobrir as principais diferenças entre eles, de forma que você possa optar por aquele que for mais interessante para o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é contabilidade digital

A contabilidade digital diz respeito ao uso da tecnologia, pelos profissionais da área contábil, para a prestação de serviços. Isso não significa que o atendimento será feito de maneira online, mas sim que a informatização estará presente na maneira como os profissionais trabalharão.

Assim, a contabilidade digital permite que a contabilidade de sua empresa seja feita com o auxílio de sistemas integrados de seus dados e que o acompanhamento de toda a movimentação financeira seja feito com o uso da tecnologia.

O que é contabilidade online

A contabilidade online funciona por meio de escritórios virtuais de contabilidade. Eles dão todo o suporte necessário à sua empresa por meio de um atendimento remoto.

Ao contratar esse serviço, você terá acesso a uma plataforma online, por meio da qual poderá se comunicar com os profissionais, tirando suas dúvidas e enviando a eles eventuais documentos necessários, 

Assim, o serviço contábil de sua empresa é prestado normalmente, mas não por meio de um escritório tradicional: tudo é feito de maneira online, com mais praticidade e rapidez.

Diferenças entre contabilidade digital e online

1. Uso da tecnologia

A contabilidade digital usa a tecnologia como suporte para a prestação de serviços. Dessa forma, os serviços de um escritório tradicional de contabilidade são aprimorados por softwares e sistemas integrados de dados.

Já a contabilidade online utiliza a tecnologia como canal para o próprio atendimento. Uma plataforma digital é o meio pelo qual serão realizados todos os contatos entre sua empresa e os profissionais contratados.

2. Preço

O uso da tecnologia na contabilidade digital permite que mais serviços sejam oferecidos. Além disso, essa oferta promete trazer maior valor agregado e maior diferencial à sua empresa.

Isso faz com que os preços cobrados sejam mais altos, em relação aos escritórios tradicionais e aos serviços de contabilidade online. Esses últimos, por sua vez, oferecem os preços mais acessíveis do mercado.

É interessante ressaltar que a estrutura online faz com que os serviços de contabilidade online possam disponibilizar uma relação custo/benefício muito mais vantajosa, especialmente para pequenas e médias empresas.

3. Objetivos

A contabilidade digital tem como objetivo melhorar os resultados dos clientes atendidos e a eficiência dos processos. Como consequência, as obrigações legais, tanto as principais quanto as acessórias, são resolvidas.

A contabilidade online tem como finalidade a solução das obrigações legais por um custo inferior e de maneira mais simples e prática.

Costuma-se dizer que a contabilidade digital preocupa-se mais com os processos, enquanto a contabilidade online tem como foco maior os resultados para a sua empresa. Assim, com base nos diferenciais de cada um dos tipos de contabilidade, você poderá optar por aquela que melhor se encaixa no perfil de sua empresa.

Para escolher, você deve levar em conta, principalmente, seus objetivos e o quanto quer investir. Para empresas de médio e pequeno porte, a contabilidade online é a mais indicada, por ter uma relação custo/benefício mais vantajosa. Além disso, é um serviço prático, eficiente e que descomplica a vida dos empreendedores por meio de soluções inteligentes.

O conteúdo foi útil para você? Então conheça agora mesmo outras vantagens da contabilidade online para a sua empresa. Boa leitura!