A contabilidade para médicos se mostra como um tema relevante para a vida profissional destes indivíduos e sua importância deveria ser discutida desde as salas da faculdade.
Sabemos que o médico é profissional liberal e pode atuar da maneira que desejar, seja por contrato CLT ou por conta própria.
Às suas próprias expensas, o médico pode prestar serviços como autônomo ou se tornar pessoa jurídica. Essas possibilidades fazem com que dúvidas surjam pelo caminho a respeito de tributação, guias e notas fiscais, entre outros serviços.
O serviço de contabilidade empresarial é capaz de otimizar a vida financeira do profissional, trazendo maior tranquilidade para o di-a-dia.
Mais do que isso, a contabilidade otimiza o planejamento financeiro do autônomo e da pessoa jurídica.
Em razão dessas e de outras dúvidas, trazemos para você informações relevantes sobre o porquê da contabilidade para médicos ser fundamental para a sua vida profissional.
A contabilidade para médicos é uma necessidade
Mais do que uma necessidade, a contabilidade para médicos é um diferencial para aqueles que querem exercer a profissão sem distrações. Enquanto os especialistas cuidam das questões tributárias e contábeis, o médico pode focar no que importa: cuidar da saúde do próximo.
Os serviços de contabilidade para profissionais da saúde são cada vez mais procurados.
As múltiplas legislações aplicáveis exigem estudo e compreensão, o que pode ser bastante confuso e demorado para alguns. Por isso, a contabilidade para médicos é uma necessidade para os que buscam otimização de tempo e tranquilidade.
Como se subdivide a contabilidade para médicos
Para melhor compreensão, vamos dividir os prestadores de serviços médicos em duas categorias: os que são pessoa física e o grupo das pessoas jurídicas.
Médicos como pessoa física (PF)
O termo “pessoa física” refere-se ao indivíduo, a pessoa em si, aquela que irá exercer atividade profissional e prestar serviços. Como pessoa física, o médico pode ser servidor do setor público ou privado.
Por meio deste tipo de contratação, o empregador fica responsável pelos rendimentos, pagamento de impostos, incluindo INSS, entre outros.
Como autônomo, a responsabilidade recai toda nas mãos do médico. Ele fica responsável por suas atividades profissionais habituais e também pelo controle financeiro, tendo de recolher ele mesmo os impostos e controlar os gastos e despesas do exercício da atividade.
Ao contrário do médico empregado, o médico autônomo fica responsável pelo pagamento dos seguintes tributos:
- INSS;
- ISS;
- IRPF.
A contribuição mensal para o Regime Geral da Previdência Social (através de guias do INSS) é realizada após regularização do PIS (Programa de Integração Social).
Calculada em 11% do valor limite do INSS, a contribuição para a previdência costuma não ser prioridade em razão dos valores que se alteram periodicamente. Ainda assim, o médico é contribuinte individual, e deverá contribuir por boa parte de sua vida profissional.
Enquanto isso, o ISS (Imposto Sobre Serviços) é de pagamento obrigatório por todo profissional que presta serviços.
Seja empresa ou prestador individual de serviços, o ISS é cobrado sobre o valor de cada serviço em alíquota que varia entre 2 e 5%.
Além disso, o médico fica inevitavelmente responsável pelo Imposto de Renda, com alíquota de cobrança que gira em torno de 27%. O atraso na declaração ou omissão de informações pode causar grandes prejuízos como multas e inscrição na dívida ativa.
Médicos como pessoa jurídica (PJ)
Quando passa a possuir um CNPJ, o médico se torna prestador de serviços como pessoa jurídica. A pessoa jurídica traz algumas facilidades, desde tributação diferenciada a facilidade no relacionamento com bancos para conseguir empréstimos e incentivos voltados para o empreendedorismo.
Inscrito no CNPJ, o médico pode optar pelo Simples Nacional, desde que o gasto com folha de pagamento seja igual ou superior a 28% do faturamento dos últimos 12 meses.
O Simples Nacional é a modalidade de tributação que permite a facilitação das contribuições das micro e pequenas empresas.
Para negócios cujo rendimento não ultrapasse R$4,8 milhões anuais (receita bruta) e desde a Lei Complementar 155/2016 passou a ser possível a inclusão de serviços médicos no regime do Simples Nacional.
Outras opções de regime tributário para empresas médicas são:
- Lucro presumido
- Lucro Real
É importante saber como o regime tributário pode afetar o desempenho da sua empresa.
Quanto ao porte, a contabilidade para médicos pode orientar quanto aos seguintes tipos:
- Microempresa (ME)
- Empresa de Pequeno Porte (EPP)
- Empresa de Médio Porte
Esse tipo de sugestão e orientação dependerá da atividade exercida, do valor movimentado, do lucro e das despesas, entre outros quesitos.
O contador adequado poderá orientar o médico desde os procedimentos para abertura do CNPJ até a instalação do consultório/clínica e as licenças necessárias para funcionamento. O fato é que são muitas as possibilidades empresariais para o médico e o assessoramento ideal pode ser a diferença entre falir e prosperar.
Vantagens de uma contabilidade para médicos
Diante da carga de trabalho, trabalhar em conjunto com um escritório de contabilidade permite maior liberdade ao médico. Entre as vantagens de uma assessoria contábil completa estão:
- Melhor organização de gastos e rendimentos;
- Otimização do tempo;
- Redução de impostos para pessoa jurídica (a depender do porte da empresa);
- Rotina flexível e menos tempo gastos com burocracia.
Vivemos tempos em que tudo pede por agilidade e delegar atividades é a palavra chave para otimizar tempo e dinheiro. A gestão adequada da contabilidade do consultório ou clínica permite que gastos habituais com energia, água, telefone, internet, aluguéis e funcionários sejam melhor controlados.
Tanto a gestão médica quanto a gestão financeira trabalham juntas para obter melhores resultados em investimentos com equipamentos e até mesmo especializações.
As inovações tecnológicas trazem aos profissionais inclusive a possibilidade de prestar consultoria contábil remota. As opções são diversas e a contabilidade para médicos e clínicas médicas se torna cada vez mais presentes no dia-a-dia destes profissionais.
Esteja atento às novidades e as necessidades da sua empresa e não perca a oportunidade de se adequar e potencializar seus resultados por meio de uma boa consultoria contábil para médicos.
Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e também acompanhe-nos nas redes sociais! . Esperamos por você!
