Descubra as vantagens de contratar uma assessoria tributária!

Os serviços de assessoria tributária destinam-se à adequação dos processos de recolhimento e à apuração de impostos (indiretos e diretos) que incidem sobre as atividades de uma determinada organização.

A partir desse trabalho, fica mais fácil identificar oportunidades e se preparar para quaisquer eventualidades, além de manter a empresa atualizada quanto às frequentes alterações na legislação.

Pensando nisso, preparamos este artigo com os principais benefícios de contratar uma assessoria tributária para a sua organização. Boa leitura!

Melhorar o planejamento tributário

Um bom planejamento tributário é um recurso administrativo essencial para o sucesso do seu negócio. É altamente recomendável iniciar esse processo logo no início de cada ano.

Afinal, a situação fiscal da empresa pode mudar sensivelmente de um ano a outro, gerando a necessidade de redefinir o pagamento de impostos obrigatórios e os respectivos procedimentos fiscais sob o regime mais adequado.

Nesse sentido, a assessoria tributária fundamenta-se na legislação para analisar a organização tanto de uma perspectiva empresarial quanto tributária.

O planejamento tributário deverá ser considerado exitoso quando puder, entre outras coisas, reduzir a quantidade de impostos pagos, corrigir erros antes de possíveis fiscalizações e, com isso, impedir que a empresa tenha que pagar multas geradas por equívocos.

Escolher o melhor regime de tributação

Se a sua empresa ainda não conta com nenhuma atuação voltada a prepará-la para evitar impostos desnecessários, então você certamente ficará surpreso com os resultados que obterá ao contratar uma assessoria tributária.

Isso pode acontecer porque os tributos são calculados de acordo com o regime tributário de cada organização e, particularmente, de suas atividades e faturamentos específicos.

Portanto, empresas que, por um motivo ou outro, deixam de realizar um eficiente planejamento tributário, tendem a sofrer a incidência de tributos incompatíveis com suas atividades comerciais. O resultado: pagar mais impostos do que o necessário.

Garantir segurança no cumprimento das obrigações

Contar com o suporte de uma assessoria tributária propicia mais segurança no cumprimento das obrigações fiscais. Isso se dá devido, entre outros elementos, à possibilidade de contar com profissionais confiáveis e altamente capacitados para esclarecer e oferecer orientações no dia a dia.

Uma vez que as tarefas tributárias serão terceirizadas, você terá mais tempo disponível para analisar informações de outras áreas, podendo realocar seus colaboradores para os setores ligados ao core business de sua organização.

Lembre-se de que a segurança gerada pelo amparo de assessores experientes e com reconhecido know-how pode contribuir para sanar quaisquer processos viciosos em suas equipes de trabalho.

Reduzir custos

Em meio a tantos benefícios, cumpre ressaltar aquele que talvez seja o mais evidente de todos: a redução de custos proveniente da diminuição de valores e impostos pagos ao fisco.

Isso, todavia, não pode e nem deve ser feito de maneira irrefletida ou espontânea. Afinal de contas, não se trata de sonegar impostos (um crime terrível que atenta contra a economia nacional e o bem-estar dos cidadãos), mas de se beneficiar do trabalho de profissionais experientes e com credibilidade reconhecida em elaborar planejamentos tributários.

Tenha em mente que tudo o que a sua empresa faz é refletido no setor financeiro. Como essa área é um verdadeiro espelho das atividades da organização, a assessoria tributária poderá identificar tanto oportunidades de melhoria quanto gargalos presentes em todos os seus processos.

Um trabalho consistente e de longo prazo poderá fornecer o respaldo administrativo e jurídico para adequar as suas atividades empresariais a partir de:

  • redução de custos em consequência da diminuição de alíquotas;
  • economia em juros e multas;
  • redução de custos gerados por retrabalhos;
  • recuperação, quando pertinente, de crédito tributário.

Antever crises financeiras

É natural que os empreendedores sejam verdadeiramente apaixonados por seus próprios segmentos de atuação e, não raro, dominem plenamente quase todos os aspectos que os envolvem.

Contudo, essa mesma qualidade pode levar você a não antever potenciais riscos em seu negócio, percebendo-os apenas quando o problema em questão já tiver se instaurado.

A assessoria tributária pode ajudar também nesse assunto, traçando ações de prevenção para que a sua empresa não tenha de lidar com gastos ou custos inesperados que podem comprometer a lucratividade do seu negócio.

Controlar riscos operacionais

Com o suporte oferecido pela assessoria tributária, você pode redefinir processos de forma sistemática e bem ordenada, promovendo o compliance e controlando os riscos de cada operação.

O ideal é que a assessoria esteja cada vez mais fortemente inserida no dia a dia do seu negócio, a fim de colaborar para que as suas operações fiquem livres de riscos financeiros, tributários e fiscais e se tornem mais enxutas.

Além da competência, esses profissionais podem aportar ao seu negócio todas as ferramentas necessárias para fazer adequadamente o compliance, isto é, conjugar as disciplinas necessárias para garantir o cumprimento de normas regulamentares e legais, bem como as diretrizes e práticas estabelecidas para o seu negócio.

Essas ações também envolvem tratar, detectar e, sobretudo, impedir o surgimento de eventuais inconformidades ou desvios.

Fazer análises mais acuradas de novas operações

Tanto a assessoria quanto a sua empresa terão, ao fim do processo de compliance, uma compreensão mais abrangente dos processos inerentes a toda a cadeia tributária. Essa compreensão permite a identificação de ineficiências e o desenvolvimento de soluções inovadoras para superar esses problemas.

Imagine, por exemplo, uma organização que não tem um setor especificamente voltado ao faturamento. Tal processo é realizado pela área comercial, a qual não dispõe de um total domínio dessa função.

A empresa contrata uma assessoria que, por sua vez, identifica o problema e as consequências por ele geradas. Sugere, então, o treinamento de um colaborador que se dedicará exclusivamente a esse processo, gerando resultados imediatos e significativos retornos para o negócio.

Convém ressaltar, por fim, a importância de escolher um bom escritório de contabilidade, o qual possa prestar uma assessoria tributária capaz de oferecer, além dos elementos expostos, melhores condições competitivas para a sua empresa, agregado valor aos seus negócios.

Você gostou deste artigo? Então, conheça as melhores soluções de contabilidade online e comece agora mesmo a construir sua nova empresa. Basta fazer uma simulação gratuita para descobrir a economia que poderá ser feita!