Como funciona a nota fiscal eletrônica? Tire suas dúvidas agora!

A nota fiscal eletrônica é uma das ferramentas mais importantes para empreendedores e profissionais liberais. Poder emiti-la confere credibilidade ao seu negócio e muita agilidade, já que o processo pode ser feito sem sair de casa.

Neste texto você aprenderá tudo o que precisa saber sobre a nota fiscal eletrônica, as vantagens que ela oferece, e por que integrá-la à contabilidade online.

O que é nota fiscal eletrônica?

De acordo com a Receita Federal, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento digital (sem versão em papel), emitido e guardado para documentar, para fins fiscais, operação de venda de mercadorias ou prestação de serviços (NFS-e).

A validade jurídica da NF-e é garantida pela assinatura digital do remetente e pela autorização de uso fornecida pelo Fisco.

Atualmente, a NF-e é usada para documentar a venda de mercadorias ou serviços para pessoas jurídicas, ou seja, um Microempreendedor Individual (MEI) até pode emitir a nota eletrônica, desde que o cliente seja uma PJ.

Como faço para emitir nota fiscal eletrônica?

Para emitir NF-e ou NFS-e é preciso ter um negócio com CNPJ. Pode ser um MEI ou uma empresa maior, como uma micro ou pequena empresa.

Em seguida, é preciso fazer o registro desse negócio na prefeitura (no caso dos serviços) ou na Junta Comercial do Estado (no caso da venda de mercadorias).

Finalmente, a empresa precisa obter um certificado digital. Esse serviço é vendido por diferentes empresas, normalmente em planos anuais. O software devidamente instalado se conecta ao sistema da prefeitura, por exemplo, de modo que o empreendedor posse emitir notas fiscais eletrônicas devidamente certificadas sem sair de casa.

Quais são as vantagens da nota fiscal eletrônica?

A NF-e pode ser emitida inteiramente sem sair de casa. Já em muitas cidades a Nota Fiscal comum precisa ser verificada pessoalmente em um posto de atendimento da prefeitura, por exemplo.

Emitir NF-e também significa reduzir tempo e dinheiro que seriam gastos com papel, tinta e o serviço de motoboys.

As notas fiscais eletrônicas têm ainda a grande vantagem de serem armazenadas digitalmente, sendo mais fácil organizá-las e acessá-las e também estão menos sujeita a erros humanos na hora do preenchimento de dados.

E o mais importante: por serem certificadas digitalmente no momento da emissão, as notas fiscais eletrônicas oferecem grande segurança jurídica para as transações.

Por que integrar a nota fiscal eletrônica à contabilidade online?

As vantagens da nota fiscal eletrônica ficam ainda melhores com a integração delas a um serviço de contabilidade online.

Integração com o financeiro

Como documentam a entrada de receita do negócio, as informações da NF-e podem alimentar automaticamente as planilhas de vendas, as contas a receber e o fluxo de caixa. O administrador terá um retrato mais preciso das operações e da saúde financeira da empresa.

Mais produtividade

Integrar as notas à contabilidade online significa que cada informação só precisa ser produzida uma vez. Em vez de redigitar os dados para cada setor da empresa, basta emitir a nota e o sistema se encarregará do resto.

Cálculo dos impostos

Dá muito trabalho calcular corretamente os impostos, em especial para municípios diferentes do da sede da empresa. Um serviço de contabilidade online pode sugerir automaticamente o preenchimento correto dos impostos devidos a cada transação.

A integração eficiente entre nota fiscal eletrônica e contabilidade online é uma importante vantagem competitiva para os negócios. Significa perder menos tempo preenchendo planilhas e calculando impostos e ter mais possibilidades de investir em oferecer mercadorias e serviços para seus clientes. Além disso, dá ao gestor mais clareza sobre o fluxo de caixa e outras informações financeiras.

E então, este post foi útil para você? Se ficou alguma dúvida ou se existe algum assunto sobre o qual você queira saber, deixe sua sugestão nos comentários!