
Se você é um empreendedor e ainda está em dúvida de onde deve guardar seu dinheiro e se deve ou não abrir uma conta PJ (Pessoa Jurídica) ou se apenas sua conta PF (Pessoa Física) é o suficiente, este artigo foi feito para você.
Vamos esclarecer algumas dúvidas e facilitar sua vida, afinal de contas essa é a missão da ContaÁgil.
Todos nós, praticamente desde o nosso nascimento somos uma pessoa física até mesmo antes de possuirmos um CPF a partir da nossa certidão de nascimento já somos considerados uma pessoa física, quando esta pessoa física decide empreender e abrir seu próprio negócio oferecendo produtos ou serviços ao público ela passa a ser considerada uma entidade e portanto ela se torna uma pessoa jurídica, uma pessoa jurídica pode ser considerada também um conjunto de pessoas (sócias) que passam a ser identificadas por um CNPJ e passam a ter direito a um nome e um logotipo. Essas são as características que diferem os sócios (pessoa física) da empresa (pessoa jurídica).
Partindo deste princípio então entendemos que elas possuem necessidades diferentes, por isso logo de início algumas funcionalidades entre as contas são diferentes da conta pessoa física, para a conta pessoa jurídica, como por exemplo, emissão de boletos, emissão de nota fiscal e cartão de crédito empresarial.
Uma conta PJ serve para qualquer empresa independente da natureza jurídica aplicada?
Sim, independente do enquadramento de porte MEI, ME e EPP ou do tipo societário EI, EIRELI, LTDA e S.A que são os mais comuns é recomendado que se tenha uma conta jurídica, há um crescimento significativo nos índices de mortalidade empresarial com menos de cinco anos justamente pela não abertura deste processo fundamental para a organização da empresa.
É obrigatório a abertura de uma conta PJ para minha empresa?
Não, porém, além de alguns recursos diferenciados a abertura e a separação dos seus ganhos é primordial para sua organização. É comum muitas vezes o empreendedor acabar se perdendo na organização e gerenciamento do fluxo dos seus negócios por acreditar que pode utilizar o mesmo dinheiro ganho pela empresa para quitar seus débitos e contas de pessoa física. Não é bem assim, é necessário ter claro a separação e controle de ambas as contas para não se perder no controle do seu caixa e o que deve ser feito com o dinheiro.
A questão também da declaração do imposto de renda é um dos argumentos para que você tenha uma conta jurídica. No momento da sua declaração para evitar que o seu pró-labore seja taxado pelo imposto de renda, o seu dinheiro deve ser oriundo de uma conta jurídica ou seja, de uma empresa respeitando o teto máximo de rendimentos daquele período. Isso pode facilitar muito também na hora de fazer sua declaração de imposto de renda e justificar o recebimento das quantias para que você não tenha que pagar pelo dinheiro recebido.
Outro ponto a se destacar é que a partir da abertura e movimentação desta conta como pessoa jurídica você passa a ter mais acesso e disponibilidade de crédito a uma taxa de juros menor que possibilita que você desenvolva e invista em melhorias para sua empresa seja ela de qualquer segmento.
A credibilidade do seu negócio ou da sua venda, principalmente na realização de negócios B2B ou B2C passa a ser muito maior a partir da identificação de pagamentos vinculados a um CNPJ. Isso gera um aumento na carteira de clientes e evita a perda de oportunidades em decorrência de não possuir esta diferenciação.
Como abrir uma conta pessoa jurídica?
Para MEI, micro ou pequena empresa atualmente há uma facilidade maior para abertura de um conta pessoa jurídica e a maioria dos bancos já permite que o processo seja feito em sua maior parte online.
Para empresas com um porte maior a documentação pode ser um pouco mais extensa e o processo um pouco mais burocrático.
Aqui vai a lista com os principais documentos para abertura da sua conta jurídica:
- Cópia do contrato social;
- Documentação completa dos sócios;
- Faturamento total da empresa;
- Balanço ou balancete (para empresas de maior porte).
Quanto mais informações disponibilizadas para a instituição financeira mais rapidamente você conseguira a liberação para abertura da sua conta e maior poder de negociação você terá na sua proposta.
Apesar das facilidades, algumas documentações podem variar dependendo do porte da sua empresa e algumas instituições bancárias podem exigir que este processo seja acompanhado por um contador portanto esteja preparado.
Um exemplo é a declaração do faturamento total da empresa, alguns bancos aceitam a declaração apenas do empreendedor, mas é comum que ocorra a solicitação da assinatura e registro também do seu contador.
Visto todas essas informações lembre-se sempre de analisar bem o seu banco antes de entregar toda essa documentação.
Alguns pontos de atenção para que seja realizada essa escolha são relacionados a seguir:
- Tarifas bancárias;
- Serviços oferecidos;
- Praticidade;
- Atendimento.
Sabe-se que os bancos mais tradicionais possuem uma segurança de investimento maior e por isso pode ser que eles sejam mais burocráticos e que também cobrem mais caro pelos seus serviços por exemplo, atendimento presencial. Então, verifique e faça as contas se sua empresa tem condições e necessidade de pagar por isso.
Analise também os bancos que possuem parcerias com instituições do governo, eles podem ter uma taxa de juros menor caso você precise de crédito para iniciar ou expandir o seu negócio.
E caso você tenha um comércio e possua máquinas de cartão, em que algum determinado banco é dono do sistema você pode obter algumas vantagens interessantes. Esses foram alguns pontos que você deve considerar para abertura da sua conta pessoa jurídica (PJ).
Continue navegando pelo nosso site ou entre em contato com nossos especialistas para descomplicar a sua vida para que possa investir mais tempo pensando no posicionamento e desenvolvimento da sua atividade, traçando estratégias para aumentar a competitividade do seu negócio e ter mais tranquilidade e segurança na hora de investir e empreender com a ajuda da nossa plataforma.
#VemPraContaÁgil e conte com a nossa CONTA PJ powered by Letsbank.
Entenda e organize os gastos da sua empresa com uma conta bancária completa.
Você poderá gostar também:


Minha Empresa precisa de Certificado Digital?
