Como emitir a Nota Fiscal e qual a importância para o seu negócio

22/07/2021
Como emitir Nota Fiscal ContaÁgil

Além de uma obrigação legal, instrumento facilita processos internos da empresa

Emitir a Nota Fiscal faz parte do cotidiano das empresas – e se ainda não faz da sua (empresa) deveria fazer, pois ao descumprir tal obrigatoriedade, o empreendedor fica sujeito à uma série de medidas penais e administrativas. O descumprimento pode caracterizar sonegação fiscal – crime previsto na legislação brasileira, com pena de reclusão até dois anos e multa de até cinco vezes o valor do imposto devido.

A relevância da NF para o funcionamento da empresa se deve, em especial, ao fato de que este documento, regulariza e comprova todas as vendas ou prestação de serviços feitas pela organização, o que a torna essencial para o bom funcionamento dos negócios e para a declaração dos impostos sobre as operações realizadas. Esse procedimento garante a fiscalização adequada desses movimentos, e evita que o empreendedor tenha problemas com multas e sanções fiscais.

A emissão de comprovantes fiscais é obrigatória para empresas que contribuem para Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, ou ainda para o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Em suma: toda e qualquer empresa que comercializa produtos e serviços deve emitir a Nota Fiscal, como determinado pela legislação que trata do tema. Essa tipificação exclui apenas os Microempreendedores Individuais (MEIs), para os quais a emissão é obrigatória apenas quando estes realizam algum serviço ou atividade para Pessoa Jurídica (PJ).

Quais são os tipos de notas fiscais? 

Atualmente existem diversos tipos de NFs com o objetivo de atender as especificidades de cada empresa. Dessa maneira, para cada operação efetuada, um determinado tipo de nota deve ser emitida, seja esta de compra e venda de produtos, industrializados, importados ou exportados, ou ainda de serviços prestados.

Em 2006 a NF passou a ser emitida também em formato digital, como forma de substituir o documento tradicional impresso, e facilitar/modernizar o processo de emissão do documento fiscal. Esse procedimento elimina trabalhos manuais e evitar erros, estabelecendo um procedimento mais prático e eficaz para as empresas, facilitando o armazenamento de arquivos e diminuindo os riscos de extravio. Confira abaixo todos os modelos desse documento: 

Nota Fiscal (NF)

Modelo utilizado em geral pelo setor varejista, seja físico ou digital, para registro de compra e venda de produtos, bem como de demais operações comerciais, o que inclui importação, exportação, remessa, retorno e devolução.

Nota Fiscal de Serviços (NFS)

Utilizada especialmente para a prestação de serviços, dentre as categorias que precisam emitir esse tipo de documento estão agências de propaganda, desenvolvedores de software, cabeleireiros, médicos e professores particulares. 

Nota Fiscal do Consumidor (NFC)

Tipo de nota que está substituindo o modelo do cupom fiscal, sendo emitida na venda direta ao cliente, em especial nas operações de varejo, como lojas e supermercados. 

NF Tradicional

Velha conhecida de todos, a nota tradicional é aquela emitida em papel e seu preenchimento é feito de maneira manual.

NF Eletrônica (NF-e)

Deve ser emitida em diversas operações comerciais envolvendo a circulação de mercadorias.

Benefícios e vantagens da emissão de NF para sua empresa

Além de ser uma obrigação legal, por estar conformidade com a legislação vigente, a emissão da NF também facilita diversos processos internos da empresa, em áreas contábeis e fiscais, os quais incluem dados de compra e venda. Manter esses dados catalogados da maneira adequada, permite uma gestão mais eficiente do negócio.

Entre as vantagens de emitir a nota, estão a profissionalização da atividade do empreendedor, bem como manter um controle maior dos valores a serem pagos no Imposto de Renda. Dentro desse contexto, a partir da otimização dos processos, se reduz também erros e retrabalho, pois o controle de faturamento é centralizado.

Por último – e um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de um negócio – quando trabalha dentro da legalidade, o empreendedor demonstra seriedade em suas transações comerciais. Ao adotar essa postura, ele acaba atraindo para sua empresa, pessoas que também cultivam as mesmas práticas de transparência, como por exemplo, a exigência da NF. 

Plataforma da ContaÁgil facilita processo de emissão de NFs

Sabia que a plataforma da ContaÁgil pode organizar toda a rotina contábil de sua empresa? Nossa solução realiza toda a gestão de documentos enviados e recebidos durante todo o mês, tudo de maneira prática, rápida e segura para o seu negócio. Em nossa plataforma ainda é possível gerar notas fiscais através do próprio emissor da ferramenta, o que permite maior controle das rotinas referentes às obrigações legais. 

Apesar do atendimento digital, não abrimos mão do contato humano e temos sempre um especialista de prontidão para lhe auxiliar em eventuais dúvidas. Oferecemos serviços contábeis de forma totalmente online para qualquer empresa de micro e pequeno porte, bastando apenas que estas estejam enquadradas nas categorias de Simples Nacional ou no Lucro Presumido – nossos usuários chegam a obter uma economia de até 80% ao ano em serviços de contabilidade. 

E então: quer conhecer mais sobre as soluções que a Conta Ágil possui para alavancar seu negócio? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas – teremos satisfação em atendê-lo. Para ficar atualizado sobre notícias do setor contábil e financeiro, siga a Conta Ágil nas redes sociais.

Quem viu esse post também curtiu estes

microempreendedor-individual-contaagil

MEIs têm até o dia 31 de agosto para regularizarem débitos

Caso não efetue a quitação, Microempreendedor Individual poderá ter seu CNPJ cancelado e ser excluído […]

Continue Lendo