Os principais tipos de NF

16/04/2021

Conheça os principais tipos de NF e a diferença de cada uma delas.

Por Gabriela Rodrigues

Como todo mundo sabe, é muito importante que haja a emissão de notas fiscais dentro de uma empresa. Mas o que pouca gente entende, é que a emissão dessas notas servem para que o governo tenha o controle de todas as transações comerciais que ocorrem dentro do território brasileiro.

De acordo com a Lei 8137/1990, é obrigatório emitir notas fiscais. E os únicos empresários que estão liberados desta obrigação, são MEIs que prestam serviços a uma Pessoa Física ou quando realizam alguma venda.

Tipos de NF

Neste artigo, lhe apresentaremos os principais tipos de NF e suas diferenças, confira abaixo.

Os principais tipos de NF:

  • Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)
  • Esse modelo de nota fiscal serve como documento para quem presta serviços. No caso, quem emite esse tipo de nota são: escolas, faculdades, academia, cursos on-line, etc;
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) 
  • Nesse caso, a nota fiscal é voltada em especial para o consumidor final. Ela não é obrigatória devido a substituição pelo cupom fiscal que existe em todo território brasileiro. Contudo, alguns estados já empregam esse modelo de nota em praticamente todas as atividades de varejo;
  • Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)
  • Para esse modelo, a nota é emitida para a venda de produtos físicos, no caso de sofrerem incidência pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e também pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
  • Nota Fiscal Complementar 
  • O documento em questão é emitido no caso de correção de valores tributários. No caso, esse modelo serve para justificar  quando ocorre algum erro, sejam eles: reajuste nos preços de serviços ou produtos, classificação de falhas, erros que acontecem durante o lançamento de impostos resultante de cálculos, etc;
  • Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e)
  • Pouco se fala, mas este Manifesto também pode ser considerado uma nota fiscal, que normalmente é usado para movimentação de cargas, no caso de  ocorrer situações interestaduais;
  • Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)
  • Este documento é emitido para a prestação dos serviços de transporte intermunicipal, ou seja, esse modelo de nota fiscal é usado em movimentação de mercadoria que utilize transporte aéreo, rodoviário, ferroviário e também dutoviário.

Venha abrir sua empresa com a ContaÁgil

Por mais que seja complicado de entender o universo de notas fiscais, é importante que o empreendedor consulte seu contador e procure entender qual é o melhor modelo de emissão fiscal para o seu negócio.

Nós da ContaÁgil oferecemos o serviço de abertura de empresa, onde com a nossa consultoria, você poderá abrir sua empresa de forma simples e eficiente.

Clique aqui e saiba mais!

Quem viu esse post também curtiu estes

Os principais tipos de NF

Conheça os principais tipos de NF e a diferença de cada uma delas. Por Gabriela […]

Continue Lendo