Saiba como calcular o Pró-labore

01/04/2021

Antes de ensinar como calcular seu Pró-labore, explicaremos neste artigo o que é e para o que serve.

Por Gabriela Rodrigues

O que é Pró-labore?

A palavra Pró-labore, que vem do latim, tem por significado: “pelo trabalho” ou ao pé da letra. Em outras palavras, isso quer dizer que a remuneração do funcionário deve estar de acordo com o serviço prestado.

Sendo que, o trabalho quando é feito por administradores ou até mesmo sócios, o termo utilizado para pagamento destes é o Pró-labore.

O assunto em questão, para sócios administradores rende muitas discussões e longas conversas, devido aos diferentes pontos de vista. Pois, no aspecto financeiro, é mais vantajoso que um sócio receba somente pela divisão de lucros do que optar pelo Pró-labore, devido a dupla incidência que há sobre o valor dos impostos.

Pró-labore

Porque o cálculo do Pró-labore é importante para minha empresa?

Quando não é definido o Pró-labore e os sócios da empresa acabam recebendo apenas pela divisão de lucros, a conta final do lucro líquido da sua empresa acabará ficando comprometida. 

Por isso é importante que haja o cálculo correto, para assim, a empresa não sofrer com consequências ainda maiores.

Como devo, então, calcular?

Agora que está tudo claro sobre a importância de decidir corretamente a remuneração dos sócios que desempenham funções na sua empresa, vamos ensinar como definir qual deve ser o valor correto de cada um.

  • Passo a passo:
  1. O primeiro passo a se dar é fazendo uma listagem com todos os sócios e suas atividades prestadas para a empresa; 
  2. Após, pesquisar qual é o valor que o mercado está pagando para profissionais que realizam a mesma função que o seu sócio;
  3. Agora, você deve calcular e assim encontrar o salário mais adequado para cada sócio de acordo com o mercado de trabalho;
  4. Pronto, agora você já tem seu Pró-labore.

Importante lembrar também, que você nunca deve esquecer de contabilizar a mão de obra dos seus administradores que exercem qualquer tipo de função dentro da empresa. Lembrando que o Pró-labore não é divisão de lucros, pois o sócio que presta serviço administrativo, tem direito ao pagamento de seus serviços e também a participação nos lucros gerados pela empresa. 

Leia mais artigos aqui.

Quem viu esse post também curtiu estes

Como contratar funcionários de forma segura?

Como devo contratar funcionários de forma segura? Explicaremos tudo pra você, aqui! Por Gabriela Rodrigues […]

Continue Lendo