
Compreendendo o sistema de CNPJ de Dropshipping e como funciona na prática virtual.
Por Gabriela Rodrigues
O que é Dropshipping?
O sistema de Dropshipping é utilizado por empresas com lojas virtuais, que gostariam de aumentar a efetividade das suas vendas online. Este negócio permite que o usuário tenha mais produtos em sua loja online, sem necessariamente ter o produto físico em estoque. Sendo esta, considerada uma das grandes vantagens do sistema Dropshipping.
Exemplificando para o método mercadológico, o Dropshipping é como uma prestação de serviço, onde estão inseridas um conjunto de atividades tais como marketing, solicitação do pedido do cliente, atendimento para este cliente, e também o acompanhamento e rastreamento do produto em questão, até seu destino final.
Este programa ainda não tem uma regulamentação vigente no Brasil, porém, não é considerado em sua prática sendo como ilegal. Sendo assim, você consegue utilizar esta plataforma com seu CNPJ de Dropshipping, e ainda assim estar regularizado diante dos órgãos públicos (Receita Federal)
Quero regularizar o CNPJ de Dropshipping, como faço?
Em primeiro lugar, se você está em busca de abrir seu negócio virtual com pouco investimento e sem ter o gasto do aluguel para colocar seus produtos, o Dropshipping é feito para você.
Aqui na ContaÁgil realizamos serviços de contabilidade online de maneira simples, ágil e humanizado, tudo para que você empreendedor possa tocar o seu negócio de maneira segura e sem dor de cabeça.
Contamos com serviço 100% online – a qualquer hora e onde você quiser, aqui a contabilidade deixa de ser um bicho de sete cabeças, prestamos serviços com transparência, facilidade, agilidade e com o custo que cabe no orçamento das pequenas empresas.
O Dropshipping é como uma empresa intermediária, que atua facilitando a relação do cliente para com o seu fornecedor. O processo tem por objetivo receber os pedidos através do site e encaminhá-lo para o fornecedor, que ficará responsável por todo processo de embalagem até o envio do produto para o cliente final. Sendo assim o Dropshipping ficará em contato direto com o cliente, deixando-o atualizado de sua compra e informando o mesmo sobre o processo de entrega.
O que é CNAE e como funciona no Dropshipping?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas e serve como um código que visa identificar as atividades econômicas praticadas pela empresa. Seu objetivo é melhorar a gestão tributária dos negócios, e controlar de maneira eficiente possíveis ações de fraude.
O CNAE correto para se usar na atividade Dropshipping é: 7490-1/04, que seriam as atividades de intermediação e o agenciamento dos serviços e negócios de modo geral, exceto para atividades imobiliárias.
Existe algum tipo melhor de empresa para o Dropshipping?
Antes de tudo, precisamos ressaltar que o Dropshipping não pode ser usado por MEI. Por isso é importante que você tenha um CNPJ como ME, ou também, um EPP (Empresa de Pequeno Porte) para fazer a atuação juntamente ao Dropshipping.
Quando abrir um ME ou EPP, você irá escolher sua natureza jurídica, no caso de utilização do Dropshipping, que no seu normal atua sozinho (sem sócios), a melhor natureza jurídica para se usar é a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal).
Qual o valor do imposto para um CNPJ de Dropshipping?
O valor do imposto dependerá de qual tributação a sua empresa está. Além de escolher qual o seu tipo de empresa, deverá também escolher o tipo de tributação.
Para você que está abrindo o seu negócio como Dropshipping, a tributação mais indicada é a do Simples Nacional. Com essa tributação o Dropshipping começará pagando 6% sobre o lucro da sua operação, assim que o seu faturamento começar a crescer é interessante estudar a possibilidade de mudar sua tributação pelo Lucro Presumido, sendo assim garantindo mais vantagens quanto ao valor do imposto.
Quais são os riscos fiscais do Dropshipping?
Um dos principais riscos fiscais é cair na malha fina, isso significa que o seu negócio foi fiscalizado e poderá ser penalizado pela Receita Federal, podendo assim ser enquadrado como um Dropshipping irregular.
Além disso, você empreendedor continuará realizando o pagamento dos seus impostos de forma retroativa, com juros e multa. Podendo perder assim o direito de atuar como Dropshipping devido a irregularidade fiscal do seu negócio.
Sendo assim, procure sempre manter o seu negócio regularizado e contando com serviços de qualidade e procedência garantida com os órgãos fiscalizadores. Evitando futuros problemas para o seu empreendimento.
Você poderá gostar também:


Contabilidade online em Florianópolis
