Saiba o que é o Trabalho Autônomo e quais as principais características

19/01/2021
O que é trabalho autônomo

Provavelmente você já se perguntou o que é trabalho autônomo. Muito se fala deste tipo de trabalho, pontos positivos e pontos negativos são levantados. Neste artigo separamos as características e dicas imperdíveis para quem deseja trabalhar nesse formato.

Mas afinal o que é trabalho autônomo?

Trabalho autônomo é o exercício, habitual e por conta própria, da atividade profissional remunerada, explorando, assim, em proveito próprio, sua força de trabalho.

No Trabalho Autônomo não há uma relação de emprego, uma vez que para sua caracterização devem ser cumulados cinco elementos fáticos-jurídicos: prestação de trabalho por pessoa física a outrem, com pessoalidade, não eventualidade, onerosidade e subordinação (art. 2º, caput c/c 3º, caput da CLT).

Este tipo de trabalho não exige nenhum tipo de certificação e permite ao profissional ter mais autonomia para tomada de decisões relacionadas ao seu próprio jeito de trabalhar.

Uma característica importante é que não há subordinação e nem exclusividade de prestação de serviços, algumas vantagens se destaque como a possibilidade de definir seu próprio horário de atividades.

Abaixo, alguns trabalhos autônomos que podem ser altamente lucrativos são:

  • Professor Particular
  • Coach
  • Advogado
  • Desenvolvedor
  • Designer
  • Consultor
  • Organizador de festa
  • Eletricista
  • Faxina
  • Escritor de convites
  • Nômade Digital
  • Professor particular
  • Babá

Qual é o cenário do trabalhador autônomo no Brasil?

Um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, em 2019, o país atingiu o número de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio.

Deste total, 9,031 milhões são microempreendedores individuais (MEIs), segundo pesquisa do Sebrae.

De acordo com o estudo, em 2019, o número de MEIs no Brasil aumentou 16,7% em relação a 2018. Com isso, as micro e pequenas empresas espalhadas pelo país já representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

O crescimento do número de MEIs no país apontado pelo Sebrae mostra que, entre as dez atividades mais registradas no Brasil em 2019, as primeiras estão relacionadas à aparência.

O comércio de artigo de vestuário e acessórios encabeça a lista, com 186.203 aberturas em 2019, seguido pelo trabalho de cabeleireiro, manicure e pedicure, que ganhou 142.006 MEIs no último ano.

Entre as demais atividades estão a promoção de vendas, com 124.806 registros; obras de alvenaria, com 104.341 novos negócios, e o comércio de cosméticos, produtos de higiene e perfumaria, responsável por outras 98.810 aberturas

O trabalhador autônomo em São Paulo

São Paulo é a maior cidade do país e também a melhor para se empreender, segundo análise do Sebrae e da Endeavor Brasil que considerou 55 indicadores de sete grupos: ambiente regulatório, acesso a capital, mercado, inovação, infraestrutura, capital humano e cultura empreendedora. 

Depois da capital paulista, Florianópolis, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo, foram as melhores colocadas na lista.

Como ter um trabalho autônomo eficaz?

É preciso de muita organização e ter uma boa gestão de si para que tenha sucesso. Abaixo destacamos algumas dicas importantes:

1. Trabalhe sua marca pessoal

Faça o seu marketing. Crie networking e explore canais onde você possa obter mais visbilidade. Crie conteúdo. Explique online ou através dos contatos que tem o que você faz.

2. Faça um plano de ação

Elabore objetivo e metas. Abaixo três perguntas fundamentais para quem deseja criar um plano de negócio.

  •   Quanto cobrar pelo meu serviço?
  •   Onde posso encontrar meus clientes?
  •   Qual a dificuldade para fechar um negócio/uma venda?

3. Pesquise pelas tendências do seu nicho

Pesquisa por redes sociais e sites de profissionais que sejam referência para você que tenham um modelo de negócio semelhante ao seu. Busque se espelhar nos melhores sempre.

4. Crie sua reputação através do seu atendimento

Entregar mais do que o esperado pode brilhar os olhos do seu cliente e gerar indicações. Busque excelência e organização nas suas entregas. Seja atencioso à empresa ou pessoa contratante.

o que é trabalho autonomo

Quais os direitos de um trabalhador autônomo?

Quando o profissional presta serviços na condição de autônomo, não há direitos trabalhistas envolvidos. Contribuindo com a Previdência Social, o Trabalhador Autônomo passa a ter direito de usufruir dos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS, como:

  • Aposentadoria
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-maternidade
  • Auxílio-reclusão

Os direitos dos trabalhadores autônomos são os que a contribuição com o INSS garante, a possibilidade de obter seus ganhos livremente e de ser dono do seu próprio tempo. Eles também podem investir no próprio futuro contribuindo com a Previdência Privada.

Quais tributos o trabalhador autônomo deve pagar?

Apesar de ser evitada por muitas pessoas, é muito importante. O autônomo paga tributos também, a maior parte deles está ligada à renda que ganha e à previdência.

No caso de declarar seu Imposto de Renda como Pessoa Física (IRPF), será usada uma base de cálculo de 15%, caso sua renda esteja entre R$ 1.372,00 e R$ 2.743,00; se a renda for maior, então a base de cálculo aumenta para 27,5%.

Ele também deve contribuir com o INSS e pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). No caso de o autônomo se registrar como pessoa jurídica, ele deve contribuir com 13% de sua renda (Imposto de Renda) e outros impostos, como COFINS, PIS e CSLL.

Trabalhador autônomo tem direito ao FGTS?

Profissionais autônomos não tem direito ao 13º salário, férias remuneradas e nem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quer abrir sua empresa ou ter um CNPJ?

Na ContaÁgil você registra sua empresa e muito mais do que isso: Terá acesso a melhor contabilidade online do sul do país. Estamos revolucionando o mercado de contabilidade, através da nossa plataforma.

Cadastre-se já e fale com um consultor clicando aqui!

Leia também:
2 passos importantes na jornada empreendedora

Quem viu esse post também curtiu estes

MEI, você sabe o que é?

MEI, você sabe o que é?

Tudo o que você precisa saber para se tornar um microempreendedor. Por Gabriela Rodrigues MEI, […]

Continue Lendo