Como iniciar um negócio em 2021

08/12/2020
como-iniciar-um-negócio-em-2021

Neste artigo, analisaremos as etapas de como iniciar um negócio em 2021 e se preparar para o sucesso. 

O empreendedorismo é uma ideia que agrada a muitos, mas descobrir como iniciar um negócio às vezes pode assustar as pessoas. É hora de parar de dizer às pessoas que você vai abrir um negócio e realmente trabalhar para que isso aconteça. 

Vamos lá?

Como iniciar um negócio

Começar um negócio envolve planejar, tomar decisões financeiras, fazer pesquisas de mercado e adquirir conhecimento em áreas que você nunca pensou que aprenderia antes. 

Este guia de 11 etapas para iniciar um negócio ajudará você a dar o seu melhor. É importante observar que não existe um modelo único para todos para começar um novo negócio, mas essas etapas o ajudarão a organizar suas ideias e acertar detalhes importantes para que, ao lançar seu negócio, você tenha respondido a todas as perguntas importantes.

Etapa 1. Pergunte a si mesmo se você está pronto para iniciar um negócio

Nunca haverá um momento certo para começar um negócio

Se as estrelas não puderam se alinhar para Romeu e Julieta, provavelmente também não se alinharão para você. Mas você pode olhar para isso como o que o impede de começar ou usar isso para empurrá-lo para começar agora mesmo.

Quando se trata de decidir se você está pronto para começar um negócio, é mais uma questão de mentalidade do que de tempo. 

Você está no estado de espírito para vencer? Se você não gritou que sim para a tela do computador, talvez seja necessário reexaminar se o empreendedorismo é o caminho certo para você. Brincadeiras à parte, a realidade é dizer que você vai abrir um negócio é fácil. Mas fazer isso, transformar nada em algo que dê dinheiro, pode ser muito mais difícil. 

E você precisa estar mentalmente preparado para assumir algo. Por quê? Bem, haverá desafios como criar anúncios que gerem vendas. E se sua mentalidade não estiver no lugar certo, qualquer falha pode devastá-lo. Mas se você estiver com a mentalidade certa, você vai corrigindo as falhas até que finalmente comece a atingir suas grandes vitórias. 

Etapa 2. Determine que tipo de negócio começar 

A próxima etapa para começar um negócio é descobrir que tipo de negócio começar

Estas são apenas algumas das perguntas que você precisa fazer a si mesmo antes de iniciar um negócio:

Existe um nicho pelo qual você é particularmente apaixonado? 

Você quer transformar seu hobby em um negócio? 

Você pode começar tudo em uma loja Shopify. Você pode optar por construir um negócio sozinho, tendo uma empresa de consultoria ou pode construir uma empresa com uma equipe, como uma empresa de marketing ou um restaurante.

Para descobrir que tipo de negócio você deseja abrir, crie uma lista de coisas pelas quais você tem paixão. Por exemplo, ioga, finanças pessoais, cães, filmes, comida e roupas. 

Em seguida, use uma ferramenta como a Keywords Everywhere para pesquisar o volume de pesquisa de sua lista no Google. Isso ajudará você a entender o quão popular é sua lista de ideias. Você também pode usar o Google Trends para analisar se a tendência está tendendo para cima ou para baixo ou se é estável para determinar a viabilidade de longo prazo do nicho. 

Em seguida, analise as três palavras-chave mais populares da sua lista e responda a esta pergunta: “Em cinco anos a partir de agora, qual nicho não só me tiraria da cama pela manhã, mas também me excitaria o suficiente para continuar criando conteúdo / produtos / ferramentas para isso? ”

Então, qual é a sua ideia de grande negócio?

Etapa 3. Faça uma pesquisa de mercado

Agora que você tem sua ideia de negócio, é hora de descobrir se e como você pode ganhar dinheiro nesse nicho.

Por exemplo, digamos que você queira abrir um negócio de cães. Você pode abrir um canil, um negócio de cuidados caninos, um site de babás de cães, um blog sobre cães ou uma loja online de produtos para cães.

Nesta fase, você desejará discriminar qual tipo de negócio é mais fácil de iniciar, que melhor se alinha com seus talentos, se encaixa no seu orçamento e analisa o desempenho do setor.

como iniciar um negócio em 2021
qual é a sua ideia de grande negócio?

Se você gostaria de iniciar um negócio com mais de uma ideia, você definitivamente pode fazer isso. Por exemplo, uma pessoa que vende equipamento de cozinha online também pode comprar outros itens relacionados à casa. E um blog de cozinha também pode ser monetizado com uma loja online.

Depois de descobrir que tipo de negócio você deseja abrir, é hora de começar a planejar seu negócio.

Etapa 4. Definir metas e expectativas realistas

Um dos maiores motivos para o fracasso nos negócios vem de expectativas ingênuas. Constantemente ouço histórias de pessoas que despejam milhares de dólares em anúncios pensando que vão triplicar ou quadruplicar seu dinheiro.

Então, vamos tentar pintar como é um cenário realista. Seu primeiro ano na empresa é tudo sobre o fracasso. Por quê? Porque é o seu primeiro negócio

A maioria das pessoas aborda seu primeiro negócio com uma sensação de falso otimismo. Se aquele cara pode fazer isso, eu também posso. Mas o que você ignora casualmente é o fato de que esse cara está em seu quarto negócio ou o está administrando há sete anos. 

As pessoas ficam entusiasmadas quando começam a aprender como abrir um negócio. Mas se você entrar nisso pensando que vai dominar o mundo no primeiro dia, vai falhar em questão de meses devido a uma decepção drástica.

A diferença entre um negócio bem-sucedido e um fracassado é a perseverança. 

Você tem o que é preciso para continuar promovendo seu negócio mesmo quando não tenha clientes ou visitantes do site após um mês? Você é experiente o suficiente para saber quando uma estratégia simplesmente não vai funcionar? E você é paciente o suficiente para jogar o jogo lento e constante (o que significa que você pode não ver as vendas imediatamente, mas terá retornos maiores no futuro)?

como abrir um negócio em 2021
A diferença entre um negócio bem-sucedido e um fracassado é a perseverança. 

Agora que você sabe que esses primeiros meses exigirão cada grama de agitação que você tem, como abordará seus objetivos no estágio de fundação de seu negócio?

Talvez em vez de se concentrar em sua primeira venda, você possa se concentrar na criação de conteúdo para direcionar o tráfego relevante. Ou talvez antes de abrir um negócio, você opta por conquistar seguidores no Instagram para ter público quando chegar a hora do lançamento. 

Etapa 5. Crie um plano de negócios de uma página

A menos que vá ao banco para obter um empréstimo, você não precisa gastar tempo demais com seu plano de negócios. 

Em um pedaço de papel, escreva à mão um plano para o seu negócio. Embora isso possa ser um pouco ultrapassado, escrever as metas à mão, pode ajudar você a ter maior probabilidade de alcançá-las, psicologia pura. Sempre carregue seus objetivos com você.

Agora, de volta aos conselhos do mundo real. Em seu plano de negócios de uma página, inclua o seguinte:

  • Problema que sua empresa resolve
  • Um argumento de venda de uma frase (o que sua empresa faz)
  • Uma lista de seus públicos-alvo (por exemplo, pessoas que possuem cães, pessoas que seguem contas de cães nas redes sociais)
  • Plano de marketing (lista de ideias sobre como você promoverá sua empresa)
  • Plano financeiro (lista de custos de negócios, como você ganhará dinheiro para pagar pelo negócio no início e como seu negócio ganhará dinheiro)
  • Projeções financeiras para cada trimestre (por exemplo, janeiro a março, abril a junho, etc.)

Etapa 6. Obtenha feedback 

Agora que você tem a ideia, definiu algumas metas e criou um plano, é hora de obter feedback sobre sua ideia. Este estágio é conhecido por matar muitas idéias (e às vezes até boas). O objetivo do estágio de feedback é obter uma segunda opinião sobre como você pode melhorar sua ideia. Em vez de pedir feedback sobre a ideia de negócio, peça feedback a empreendedores sobre um determinado componente dela.

Etapa 7. Encontre um sócio

O sucesso nos negócios às vezes vem em pares. Roma não foi construída em um dia e nem foi um negócio de sucesso. Haverá muito tempo e recursos dedicados ao seu negócio. E ter alguém em quem você confia para construir ao seu lado pode permitir que você divida a carga de trabalho e progrida mais rápido. Também é ótimo para responsabilizar você.

O importante a enfatizar sobre uma parceria é que você realmente precisa saber o quão bem você trabalha com alguém. Esta pessoa é confiável? Vocês já trabalharam juntos antes? Como vocês dois administraram conflitos no passado? Suas habilidades se equilibram? Um relacionamento comercial arruinará seu relacionamento / amizade atual? Certifique-se de fazer todas as perguntas difíceis porque escolher o parceiro errado, se você decidir ter um, pode ter consequências negativas.

Etapa 8. Dê um nome à sua empresa

Encontrar o nome comercial perfeito pode ser difícil, especialmente se você quiser que um domínio .com o acompanhe. 

A maioria das marcas tenta incluir sua palavra-chave no nome da marca, como a ContaÁgil. 

O nome da empresa escolhido deve ser cativante, fácil de lembrar, fácil de soletrar quando ouvido, ter um domínio disponível.

Às vezes, as melhores ideias para nomes surgem depois de trocar nomes com um amigo, pois uma segunda opinião ajuda a lhe dar uma perspectiva diferente. Portanto, sinta-se à vontade para obter uma segunda opinião se não souber como escolher a marca certa. 

Etapa 9. Registre sua empresa

Em algumas cidades ou estados, você não precisa registrar sua empresa até que tenha obtido uma determinada quantia de receita ou lucro com isso, então você precisará fazer a devida diligência para ver quais leis se aplicam a você.

No entanto, alguns empresários registram seus negócios no primeiro dia para evitar responsabilidades. Por exemplo, se você for incorporado no primeiro dia e for processado nos estágios iniciais de sua empresa, ela levará o golpe, em vez de você. Portanto, quanto antes você incorporar sua empresa, mais seguro você estará (pessoalmente) do ponto de vista jurídico.

É claro que a incorporação não é o único modelo de negócios. Você também pode optar por se tornar um único proprietário ou criar uma parceria comercial. Você precisará fazer algumas pesquisas antes de iniciar um negócio para determinar qual modelo de negócios é melhor para sua situação. 

Etapa 10. Crie seu primeiro produto ou serviço

Existem vários produtos ou serviços que você pode criar para vender ao seu público ao iniciar um negócio. 

Se você é um especialista do setor, pode criar produtos digitais, como e-books, cursos ou outro conteúdo digital para vender a terceiros. Você pode monetizar sua experiência com produtos e vender mais serviços.

Quanto às empresas de software, você pode criar um produto SaaS que ajude outras empresas. Ou, se você é um consultor, pode oferecer palestras, coaching do seu conjunto de habilidades. 

Os produtos que você cria para o seu negócio dependem muito das suas skills e tipo de negócio. 

Etapa 11. Promova o seu negócio

A parte mais importante de começar um negócio é a fase de promoção. Mostrar o seu negócio às pessoas o ajudará a gerar vendas para que sua ideia se transforme em um negócio. Aqui estão algumas maneiras de promover sua ideia de negócio:

  • Facebook: você pode veicular anúncios no Facebook buscando interesses “amplos” e incluindo marcas relevantes como um interesse para capturar seu público. Você também pode postar em grupos do Facebook como sua página de fãs, o que é ótimo para empresas com públicos de nicho. 
  • Instagram: Aumente seus seguidores no Instagram para que você possa fazer vendas a cada postagem no Instagram. Você também pode adicionar links diretos em Instagram Stories para capturar mais vendas.
  • Pinterest: os painéis de grupo são uma ótima maneira de obter visibilidade de suas postagens quando você está começando. Você também pode criar seus próprios painéis para promover seu conteúdo no. Certifique-se de promover o conteúdo de outras marcas para evitar que sua conta seja considerada spam.
  • LinkedIn: construa sua marca pessoal criando postagens e compartilhando ideias sobre artigos no LinkedIn. Convide usuários relevantes a segui-lo para aumentar seu alcance. 
  • SEO: ao otimizar seu site para pesquisa e criar conteúdo de blog, você pode gerar mais leads, assinantes de e- mail e tráfego para o site. 

Conclusão para quem deseja iniciar um negócio

Começar um negócio não é pouca coisa. Você precisa de muita coragem, criatividade, motivação e muito mais para dar o salto.

Agora que você sabe como abrir um negócio, há uma emocionante aventura de criar um que espera por você. Dar o primeiro passo pode ser um pouco assustador, mas, depois de começar, você percebe que o processo de abertura de uma empresa pode ser muito divertido. 

Na ContaÁgil você Abre uma empresa gratuitamente e conta com serviços de contabilidade online de ponta! Clique aqui para saber mais.

Abra sua empresa com a ContaÁgil e conheça nossa plataforma de contabilidade online que literalmente cabe no seu bolso!

Haverá desafios e obstáculos ao longo do caminho se você deseja iniciar um negócio, mas contanto que você avance e aprenda com os erros, não há nada que bloqueie seu sucesso. 

Tudo que você precisa fazer agora é dar o primeiro passo, você está no caminho certo para começar um negócio.

A ContaÁgil ajuda você a iniciar um negócio, conheça mais clicando aqui.

Quer aprender mais? Acesse mais conteúdos:

Como registrar uma empresa: passo a passo

Gestão financeira: 7 dicas para pequenas empresas

2 importantes pilares do empreendedorismo

Como separar suas contas pessoais e empresariais

Conheça nosso serviços de contabilidade online clicando aqui.

Quem viu esse post também curtiu estes

Saiba o que é o Trabalho Autônomo e quais as principais características

Provavalemente você já se perguntou o que é trabalho autônomo. Muito se fala deste tipo […]

Continue Lendo