Principais motivos para seu negócio vender com PIX

26/11/2020
Principais-motivos-para-seu-negócio-vender-com-PIX

Você já deve ter recebido alguma informação via notícia ou redes sociais sobre o PIX, o novo meio de pagamento viabilizado pelo Banco Central. À primeira vista, o PIX tem infinitas vantagens para o consumidor final, principalmente por causa da mobilidade de pagamento – e sim, este é um dos atrativos mais valiosos desta nova ferramenta.

Mas o PIX também reserva fatores positivos para o ponto de venda. Isso mesmo, quem empreende pode usufruir do novo meio de pagamento de forma muito simples, às vezes pouco vislumbrada dentro da rotina corrida do negócio. Por isso, resolvemos facilitar a compreensão de como o PIX pode favorecer suas. Vamos aos principais pontos favoráveis:

1. O PIX faz você receber no ato do pagamento

A grande novidade! Se o pagamento foi pelo PIX, o dinheiro entra na hora. O mecanismo agora faz conexão direta com o Banco Central onde o maior diferencial é a velocidade de conexão entre a conta de quem compra e você.

E receber pagamento na hora é muito bom, não?

É incrível. Um dos principais problemas dos pequenos negócios é fluxo de caixa. O bolso sempre anda apertado, então nada melhor do que receber dinheiro no ato. Isso dá tranquilidade à gestão do negócio, o que gera maior rentabilidade de trabalho e inovação.

E claro, falando de benefícios práticos, ter dinheiro em caixa também deixa o negócio mais distante da possibilidade de pedir empréstimo para custear as despesas mais básicas (o que acontece bastante). Folha de pagamento, contas de luz, internet, matéria prima, isso não se pode esperar para pagar – e normalmente são os motivos pela solicitação de crédito.

2. O PIX não faz arcar com custo de maquininha

Gastar com recursos tecnológicos para garantir praticidade de pagamento foi determinante para as micro e pequenas empresas nos últimos tempos. Com o PIX, a venda passa a ser via smartphone e elimina a necessidade dessa aquisição tampouco esperar pela entrada do dinheiro.

3. O PIX é mais rápido que boleto

Se seu negócio possuir meios eletrônicos de fechamento, há a possibilidade de pagamento via boleto. Não gera custo, traz certa comodidade ao cliente, porém dá a chance do cliente pensar duas vezes e decidir pelo abandono do processo, o que acontece bastante. Ou seja, muitas compras por impulso não aconteciam.

Já o PIX é mais simples que o boleto, dá a mesma comodidade ao cliente e quebra esta barreira da decisão postergada. Mais um ponto para o PIX!

Estímulo ao uso

O método do PIX ainda não tem vantagens ao uso constante da ferramenta, como o cartão de crédito tem os pontos para serem trocados futuramente. É provável que os bancos criem no futuro algo neste sentido, mas agora a responsabilidade de criar este estímulo é sua. 

Ainda sobre bancos: as compras feitas por pessoa física não terão taxa, está determinado. Já as compras por CNPJ ficam a cargo de cada instituição financeira responsável pela conta. Por exemplo, o Nu Bank já comunicou que não cobrará. Outras instituições tendem a fazer esta cobrança. Fique de olho na sua (até porque imagino que seu negócio também fará compras via PIX).

Se você deseja entrar para o PIX, o mais aconselhável é entrar em contato com sua instituição financeira da conta relacionada. Boas vendas!

Gostou do nosso artigo? Então, não perca a oportunidade de continuar se aprimorando: Separamos para você um artigo que destaca 7 vantagens da contabilidade online! Boa leitura!

Quer conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela ContaÁgil? Clique no que for de seu interesse:

1 – Quero abrir uma empresa

2 – Quero mudar de Contabilidade

3 – Quero mudar de MEI para ME

Conheça nosso serviços de contabilidade online clicando aqui.

Quem viu esse post também curtiu estes

Saiba o que é o Trabalho Autônomo e quais as principais características

Provavalemente você já se perguntou o que é trabalho autônomo. Muito se fala deste tipo […]

Continue Lendo