2 importantes pilares do empreendedorismo

20/11/2020
2-pilares-do-empreendedorismo

2 importantes pilares do empreendedorismo

Tenho trazido aqui pilares do empreendedorismo que são fundamentais para uma trajetória consistente. Você pode conferir nos links abaixo as edições anteriores: 

 👉 2 passos importantes na jornada empreendedora

 👉 2 dicas essenciais para o sucesso dos negócios

 👉 2 dicas fundamentais para quem quer empreender

No artigo de hoje, destaco os pilares 7 e 8, que em minha visão são reflexões e atitudes essenciais ao sucesso do negócio e no dia a dia de quem trabalha nele:

Pilar 7: saber que empreender não é trabalhar menos

Por muitas vezes me pego refletindo sobre a ContaÁgil. Às 19 horas do domingo, às 14 horas de sábado, às 23 horas da sexta-feira. 

Não raro por estar atarefado durante a semana, comprometo um período entre uma atividade familiar e a prática de um esporte para agendar uma reunião no final do semana. Situações como esta deixam claro: quem empreende não diferencia CPF de CNPJ. As rotinas pessoais e profissionais se misturam, você precisa levar isto em consideração.

Já conheci muitos que tinham intuito de empreender pois não estavam confortáveis em ter um “chefe” ou por achar que trabalham muito em sua rotina de 8 horas diárias de segunda a sexta. Sinceramente, entendo isso como um erro e que precisa de reflexão: se você está empreendendo por este motivo, cuidado pois empreender não é trabalhar menos.

Quando optar em ter uma empresa, você passa a ter muitos chefes, a começar com todos seus clientes – sim, eles passam a ser seus chefes. E aí vem uma importante habilidade para aprender: lidar, não com um, mas com mais de um chefe pedindo simultaneamente e de forma diferente seu atendimento, alguns solicitando preferencia, mesmo sem motivo. Neste momento, ter jogo de cintura para lidar com todos é essencial.

Outra reflexão: você terá um horário flexível. Sim, você pode fazer o seu horário, mas todos os empreendedores que alcançam o sucesso trabalham mais de 12 horas por dia.

Buscam dormir adequadamente,  dificilmente desfrutam de lazer em dias úteis  algumas vezes sacrificam finais de semana. Nos primeiros anos de negócio, somos muito exigidos. 

Richard Lorenzen, CEO da startup americana Fifth Avenue Brands, comenta que as empresas falham por faturamento, capital ou experiência, mas também porque os empreendedores subestimam o preço que devem pagar para atingir seus objetivos. 

“Quando o empreendedor tem uma melhor ideia do preço que suas metas exigem, ele está mais preparado para enfrentar os desafios que inevitavelmente irá enfrentar no caminho”, afirma.

Pilar 8: Estar apaixonado pelo propósito e saber comunicá-lo

“Pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz” Simon Sinek

A existência de um propósito para seu negócio é tão importante quanto ter um produto/serviço para vender, pois o propósito é algo que não pode ser substituído pelo seu concorrente. 

Cada negócio possui o seu propósito, que é capaz de transformar seu produto de forma única.

contaágil-2-pilares-do-empreendedorismo
Simon Oliver Sinek é um autor americano de origem britânica e palestrante motivacional. Ele é autor de cinco livros, incluindo Start With Why e The Infinite Game.

É importante que você, empreendedor, além de valorizar o seu tempo e seu trabalho árduo, saiba o porquê de vender seus produtos: 

Aqui vão algumas provocações:

Por que seus produtos são diferentes? O que ele desafia? 

Por que sua solução é inovadora/diferenciada? 

Por que um potencial cliente deve adquirir o seu produto e não o considerá-lo como uma commodity? Ela realmente resolve problemas do seu cliente?

É por isso que empresas como a Apple diferenciam-se da concorrência. Enquanto a maioria das empresas e pessoas comunicam primeiro o que vendem, ela comunica primeiro o porquê vendem.

Em um artigo de Simon Sinek, ele comenta que 100% das empresas sabem o que vendem. Algumas sabem como vendem (seus processos), mas poucas sabem porque vendem, o propósito de vender aquele produto, sua razão. Assim entende-se que grande parte das empresas não inspiram as pessoas a comprar porque apenas divulgam seus produtos  e suas funcionalidades, algo que é óbvio, que todos clientes já sabem e que também todos os concorrentes já o fazem.

Acredito que muitos pequenos negócios e autônomos não tem um propósito e não sabem como criar um, talvez não devem saber comunicá-lo corretamente ao seu cliente. Mostro abaixo como descrever um propósito para seu negócio e apresentá-lo ao seu cliente.

O Erro: Pedro vende hambúrguer em Porto Alegre e divulga nas redes sociais apenas o que vende: o hambúrguer, citando os tipos e os preços

Negócios que inspiram pessoas buscam divulgar seus produtos começando sempre com o porquê fazem isso, ou sejam comunicam seus produtos através do seu propósitos.

A Sugestão: O Pedro através da rede social de sua hamburgueria comunica vender o melhor hambúrguer da cidade feito pelo chef com todo cuidado e carinho, como se fosse para um amigo e todos os ingredientes separados e preparados na hora. Pois na Hamburgueria do Pedro, feito na hora é sinônimo de volte sempre

Qual a experiência? A de comer o melhor hambúrguer da cidade, com todo o cuidado no preparo, que fará com que voltemos sempre!

abertura de empresa contaágil

Isso é a razão de ser do seu negócio, é o que o diferencia dos concorrentes. Isso é se comunicar pelo propósito, e isso atrai pessoas que acreditam que o hambúrguer de qualidade é o feito na hora, como se fosse para um amigo, ou seja, pessoas que acreditam no seu propósito.

Lembre-se, o seu propósito é único e tem o poder de transformar o que você vende em algo único também.

Aqui na ContaÁgil, trabalhamos arduamente em nosso propósito de tornar a burocracia invisível, desburocratizando suas rotinas, inovando na experiência da contabilidade e conectando pequenos negócios a soluções tecnológicas. 

 Pra quem acha que acabou por aqui, já que falamos de todos os passos, fique tranquilo, não paramos por aqui. Estamos cada vez mais próximos, em breve com mais conteúdo para você empreendedor.

Um abraço!

Quem viu esse post também curtiu estes

Principais-motivos-para-seu-negócio-vender-com-PIX

Principais motivos para seu negócio vender com PIX

Você já deve ter recebido alguma informação via notícia ou redes sociais sobre o PIX, […]

Continue Lendo