Certificado digital: por que uma empresa deve ter?

29/10/2020
Certificado-digital-por-que-uma-empresa-deve-ter

Você sabe o que é certificado digital? Sabe por que uma empresa deve ter certificado digital? Se você tem ou pensa em ter um negócio, sobre obrigatoriedades e burocracias, já deve ter ouvido falar no CERTIFICADO DIGITAL. Portanto, como nosso papel é sempre desburocratizar, vamos facilitar este assunto para você, ponto a ponto.

Primeiramente, já é bom avisar que é indicado que micro e pequenas empresas tenham certificado digital. Apenas MEI fica de fora desta exigência.

Você poderá ouvir por aí que “tecnicamente não é obrigatório”, mas a realidade mostra que o mercado tem se direcionado para esta necessidade. Órgãos e empresas que possuem sistemas de segurança de acesso à informação estão convergindo para a utilização de certificado digital como método mais comum de proteção. Muitos bancos já exigem o certificado digital, não faltará muito para que todos se adequem a este método.

E como estamos falando com microempreendedores, cujo orçamento está sempre procurando ter a maior previsibilidade de gasto (por menor que seja), cabe a gente aqui avisar: se você não achar necessário adquirir seu certificado digital agora, coloque em seu cronograma para comprá-lo em curto prazo.

Ok, mas para o que minha empresa usará o certificado digital?

Costumam dizer que o certificado digital é como se fosse a carteira de identidade da sua empresa. É muito vago isso para o microempreendedor, ainda mais com tantas burocracias e documentos necessários para provar que seu negócio existe.

Pois bem, o certificado digital é mais um comprovante de existência e regularidade da sua empresa, entretanto ele tem grandes funções de segurança. Já pensou que seu CNPJ pode estar vulnerável a ponto de  irregularidades fiscais serem cometidas com o uso indevido dele? Dor de cabeça será pouco para você. Pois bem, é aí que o certificado digital entra.

Portanto, separamos algumas máximas bem fáceis de se entender onde e como seu certificado entra em campo. Você pode até não imaginar, mas ele será decisivo em nome da sua segurança.

Já pensou que seu CNPJ pode estar vulnerável a ponto de  irregularidades fiscais serem cometidas com o uso indevido dele?

6 motivos para ter um certificado digital

1. É praticamente obrigatório ter

O básico do básico: é bom sua empresa ter certificado digital. Ele permite que você ou sua contabilidade tenham acesso a inúmeros órgãos, como a Receita Federal.

2. É um acesso digital de segurança

O certificado digital é uma simples chave de acesso. Não é nada tangível. É uma licença de segurança que permite acesso exclusivo às burocracias da sua empresa.

3. Sem certificado digital, a burocracia aumenta

Não ter um certificado digital pode atrasar vários processos de rotina da sua empresa, com bancos e setores fiscais dos governos. Por outro lado, adquirir um não requer nenhum aprendizado.

4. Sem certificado digital, sua empresa não terá acesso à Receita

Quem já aderiu ao Certificado Digital é a Receita Federal. Os serviços eletrônicos disponíveis dentro do portal, como CAGED, DIRF, DIMOB e e-CAC, podem ser acessados apenas com certificado.

5. Sem certificado digital, sua empresa não gerará nota fiscal eletrônica

A nota fiscal eletrônica já virou um recurso muito comum na rotina das microempresas. NF-e, NFA-e, NFC-e, NFS-e, CT-e, todas estas são largamente utilizadas numa frequência grande, e provavelmente seu pequeno negócio utilizará estes recursos. Entretanto todas estas modalidades podem ser acessadas apenas com o uso de certificado digital.

6. Sem certificado digital, sua empresa ficará sem assinaturas de escriturações

Algumas burocracias recorrentes, como escriturações, necessitam de certificado digital. Por exemplo, SPED Contábil e SPED Fiscal exigem o uso do acesso para serem executadas.

Como faço para minha empresa ter um certificado digital?

Basicamente, você adquire um certificado digital com alguma das empresas que vendem este serviço para o Brasil todo.

Em alguns planos da ContaÁgil, o certificado digital está incluso no pacote.

A novidade é que agora as empresas que escolhem a ContaÁgil tem a possibilidade de adquirir o certificado digital, inclusive já no ato da abertura.

O certificado é fornecido pela Soluti, empresa líder no mercado de segurança digital no país.

Os benefícios de adquirir um certificado digital com quem conhece o mercado é a facilidade de suporte caso necessite e de agências perto de quem empreende para fazer os trâmites necessários.

Gostou desse artigo? Conseguiu entender por que uma empresa deve ter certificado digital? Ficou com alguma dúvida? Chama a gente aqui.

Você sabe quais são as vantagens da Contabilidade Online?
Confira nesse artigo aqui.

Conheça nosso serviços de contabilidade online clicando aqui.

Quem viu esse post também curtiu estes

Os principais tipos de NF

Conheça os principais tipos de NF e a diferença de cada uma delas. Por Gabriela […]

Continue Lendo